Notícias

Cáritas de Coimbra divulga Manual de Boas Práticas na prevenção de quedas em idosos no CCDSSC

No passado dia 19 de abril, a Cáritas de Coimbra foi convidada para realizar o workshop “Prevenção de Quedas | Manual de Boas Práticas”, organizado pelo Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra.

Ana Luísa Jegundo, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, apresentou e distribuiu aos participantes o Manual de Boas Práticas, deixando sugestões e conselhos práticos sobre como pequenas mudanças na gestão do dia-a-dia podem ser significativas na prevenção de acidentes domésticos.

A sessão começou por sensibilizar a população para o risco de queda em casa, dado que estudos recentes indicam que mais de 70% das quedas ocorrem em espaços interiores, sendo que quem tem mais do que 65 anos costuma cair pelo menos uma vez por ano. Temas como a saúde dos pés, a alimentação saudável/atividade física, cuidados com a visão e audição, a utilização de ajudas técnicas e o que fazer depois de uma queda foram abordados durante a sessão. Todos estes assuntos despertaram o interesse e participação da audiência, deixando-os mais sensibilizados e atentos para este assunto.

A Cáritas de Coimbra desenvolveu o Manual de Boas Práticas em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (autora principal Anamélia Almeida) e no âmbito da sua participação no projeto GrowMeUp, integrado na sua estratégia de promoção do envelhecimento ativo e saudável, numa tentativa de transferir o conhecimento científico e académico para a comunidade, através da criação de ferramentas práticas e úteis que as pessoas idosas e/ou seus cuidadores possam utilizar no seu dia-a-dia, com vista a uma maior indepêndencia e autonomia das suas rotinas. O Manual é gratuito e encontra-se disponivel online na página web da Cáritas de Coimbra.

  

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional