Projeto piloto Mind&Gait arrancou na Cáritas Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra iniciou, a 24 de abril, a fase de testes do projeto Mind&Gait junto dos seus utentes do Centro N.ª Sr.ª dos Milagres (Cernache) e Centro Social S. Pedro (Ingote).

O Mind&Gait é um projeto tem como objetivo a promoção da autonomia de pessoas idosas frágeis através da melhoria da cognição, capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. Estão envolvidos seis parceiros nacionais: a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a Cáritas Diocesana de Coimbra, Politécnicos de Coimbra, Leiria e Santarém, e a Santa Casa da Misericórdia, visando assim uma intervenção combinada, composta por um programa de estimulação cognitiva (por computador e através de terapia animal assistida) e por um programa de atividade física. Prevê também a construção de um mecanismo autobloqueador para andarilhos, para permitir o auxílio de marcha com maior segurança.

Durante a última semana os parceiros da academia estiveram a recolher todos os parâmetros de avaliação inicial, nomeadamente através de escalas e questionários. No dia 19 de abril decorreram testes, nas instalações do Centro Rainha Santa Isabel, para avaliar a capacidade de marcha dos possíveis participantes a recrutar. Foram utilizados equipamentos especializados, acompanhados por profissionais das diferentes áreas envolvidas. Começaram no dia 24 as sessões de atividade física, continuando o resto da semana com o programa de estimulação cognitiva aplicada por computador e com recurso a terapia animal assistida.