Cáritas de Coimbra partilhou experiências com o CCDS Social de Coimbra

A Cáritas de Coimbra recebeu no dia 7 de junho uma visita dos utentes do Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra para conhecerem de perto os projetos inovadores e tecnológicos que a Cáritas de Coimbra tem levado a cabo nos últimos anos, fruto de uma aposta estratégica na promoção do envelhecimento ativo e saudável, associado à promoção da literacia digital.

Foi realizada uma sessão no Centro Rainha Santa Isabel, equipamento da Cáritas, onde os visitantes puderam assistir a uma demonstração das potencialidades do robô aperfeiçoado ao abrigo do projeto GrowMeUp (liderado pela Universidade de Coimbra ao abrigo do H2020), que foi o mote para uma vasta discussão sobre a utilidade das tecnologias disruptivas na vida das pessoas mais velhas, onde as problemáticas da solidão e da segurança foram os assuntos mais sinalizados pela audiência. Esta tecnologia revelou-se bastante aceite pelos presentes, face às atuais funcionalidades já disponíveis, ficando o interesse e curiosidade de acompanhar o desenvolvimento futuro desta tecnologia.

Para além do robô GrowMu foram partilhadas outras ferramenta tecnológicas que fazem parte do plano semanal de atividades deste Centro de Dia – como por exemplo, a utilização do avatar CaMeLi, em parceria com o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. Esta tecnologia consiste num avatar, um assistente virtual com figura humana com o qual o idoso pode falar e interagir pedindo para realizar determinadas ações. Traduz-se numa solução inovadora que visa proporcionar benefícios a nível prático, psicológico e social, auxiliando o idoso nas atividades diárias por forma a que possa permanecer mais tempo ativo e independente, melhorando o seu bem-estar.

Foram também partilhadas algumas experiências realizadas no âmbito de outros projetos, como por exemplo, os objetivos e benefícios associado à implementação de um intervenção combinada de estimulação cognitiva e atividade física ao abrigo do projeto Mind+Gait. A importância da realização de atividades de estimulação cognitiva e que promovam uma vida ativa e saudável foram também abordadas. O projeto “Mind&Gait”, no qual a Cáritas de Coimbra é parceira, é liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e visa a promoção da autonomia de idosos fragilizados, através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. É cofinanciado pelo PT2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.