Cáritas de Coimbra recebeu equipa de voluntários da EDP
A Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu, no dia 11 de dezembro, um grupo de 15 voluntários da Direção de Sustentabilidade do Grupo EDP – Gestão da Produção de Energia. Os voluntários chegaram pela manhã, vestidos a rigor e carregando todo o material necessário para desempenhar a tarefa à qual se propuseram. O equipamento escolhido para realizar a ação foi o Centro de Acolhimento Temporário (CAT), inserido no Centro N.ª Sr.ª dos Milagres em Cernache, que acolhe crianças que precisam de proteção, garantido o seu direito a uma família. A atividade consistiu em pintar as paredes de alguns dos quartos das crianças, bem como as paredes da sala comum de refeições.
Todos os anos a EDP promove uma campanha de voluntariado de Natal, com mais de 70 ações espalhadas pelo país, desde reflorestação de zonas ardidas, ceias com pessoas sem abrigo, pinturas, etc. Foi neste âmbito que os voluntários oriundos do Porto e Lisboa escolheram a Cáritas Diocesana de Coimbra para exercer a sua ação, devido a uma ligação já antiga entre a EDP e a Cáritas. A EDP tem também como parceiro a Sotinco que forneceu as tintas e outros materiais a um preço especial para este efeito.
No fim de um dia de trabalho árduo, o objetivo ficou cumprido com todas as paredes com uma nova cor. As surpresas não ficariam por aí. Os voluntários receberam antecipadamente as cartas das crianças acolhidas pelo CAT, com os presentes que desejavam receber nesta época natalícia.
Durante um lanche partilhado, os voluntários tiveram oportunidade de se apresentar às crianças e de conhecerem cada uma delas. Rodearam no final o pinheiro de Natal recheado de presentes que os voluntários tentaram fazer corresponder aos pedidos das crianças. A ansiedade foi muita até ouvirem a chamada dos seus nomes para irem receber o tão esperado presente. O grupo de voluntários ficou tanto sensibilizado como feliz com a atividade desempenhada. Por outro lado, a alegria das crianças ficou bastante patente no final do dia.
A Cáritas Diocesana de Coimbra agradece à EDP e a todos os voluntários que participaram pela sensibilidade e solidariedade demonstrada ao longo de toda a atividade.