Edição 2017/2018 do Projeto Sementes do Saber apoia 42 crianças e jovens

O Projeto Sementes do Saber é um Projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra que foi implementado em 2011 e que visa apoiar crianças e jovens, do concelho de Coimbra em situação de carência económica, através da aquisição de livros e material escolar.

O projeto Sementes do Saber tem duas vertentes:

– A angariação de padrinhos que contribuem de forma monetária na aquisição de livros/material escolar;

– A angariação de padrinhos que nos cedem manuais escolares de modo a poderem ser reutilizados por outras crianças e jovens.

Com o intuito de dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Sementes do Saber, a Cáritas de Coimbra participou em eventos de divulgação e angariação de verbas. Foram promovidas:

– Três recolhas no âmbito da Campanha Recolha de Livros e Papel, o que veio uma vez mais permitir a angariação de livros usados e a sua reutilização por outras crianças e também alcançar receitas a favor do projeto, através da reciclagem de livros desatualizados, papel e papelão. No total a Cáritas Coimbra recebeu 3000Kg de papel para reciclagem, totalizando o valor de €120,00;

– Teatro Solidário – Conscientes do papel da educação e da solidariedade o Projeto Sementes do Saber em parceria com o Grupo de Teatro “O Celeiro”, foi promovido no dia 9 de junho um Sarau de Teatro no Celeiro dos Duques de Aveiro em Pereira. A iniciativa reverteu a favor do projeto.

– Lançamento da Campanha 2017/2018 – teve lugar no dia 7 de julho, no Café Santa Cruz. Foi convidada a escritora Lurdes Breda, autora de livros para crianças e jovens, que presenteou os participantes com a dissertação sobre “O papel da educação nos dias de hoje”. Para finalizar a sessão, o grupo de teatro Carinhos Quentes, composto por colaboradores da Cáritas de Coimbra, apresentou uma peça homónima ao público presente.

Nesta edição do Projeto Sementes do Saber foram angariados no seu todo €841,20 provenientes das atividades realizadas e do contributo monetário dos padrinhos, que somado à verba que transitou da edição anterior perfez o valor total de €1.176,40. Este valor permitiu apoiar 42 crianças e jovens, maioritariamente do 2.º e 3.º ciclo, pertencentes a famílias carenciadas da Diocese de Coimbra. Outras 25 crianças foram encaminhadas para os Serviços de Ação Social Escolar das respetivas escolas, uma vez que estas já se encontram organizadas para adquirirem os manuais escolares sem ser necessário os pais adiantarem as verbas a que têm direito de acordo com o escalão.

Cada dia é uma dádiva, uma oportunidade de ajudar a transformar sonhos em realidade. Deste modo a Cáritas de Coimbra agradece o contributo de todos aqueles que encontraram uma forma de ajudar as crianças/jovens apoiados em mais uma etapa da sua vida. Muito obrigado!