Caminhada Solidária da Cáritas de Coimbra junta quatro centenas de participantes

Os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra organizaram, no passado dia 12 de outubro, a caminhada solidária “Cuidar da Casa Comum”. A iniciativa contou com a participação de cerca de 400 pessoas, e diversas entidades e organismos, que se juntaram a esta causa e caminharam, em simultâneo, em dois locais distintos: Côja (Arganil) e Leirosa (Figueira da Foz).

A caminhada foi promovida com o principal objetivo de sensibilizar toda a comunidade para as questões ambientais, respondendo ao desafio e apelo lançado pelo Papa Francisco. Neste dia, A Cáritas de Coimbra lançou o repto: caminhar e ao mesmo tempo ajudar o ambiente e recolher lixo durante o trajeto, conceito já existente chamado “plogging”. A comunidade respondeu positivamente e centenas de pessoas juntaram-se e recolheram mais de 100 sacos de lixo ao longo dos dois itinerários. Este resultado foi bastante surpreendente, tendo inclusive “obrigado” a organização a reforçar o número de sacos que trazia. É de ressalvar o empenho dos mais novos nesta atividade, que correram todos os cantos por onde passaram para deixar os espaços sem rasto de lixo.

A caminhada realizada em Côja teve início no Parque Prado Verde, onde João Tavares, Presidente da Junta de Freguesia de Côja, deu as boas-vindas aos participantes e elogiou a iniciativa. Ao longo do percurso, os Vigilantes do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas da Mata da Margaraça e Fraga da Pena sensibilizaram para a importância da preservação de espécies em vias de extinção e dos cuidados a ter quando se efetua uma caminhada. Já no Pisão, espaço preservado pela Comissão de Melhoramentos e Beneficência de Pisão, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer muitas das suas dúvidas com a presença do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Lousã (SEPNA) e da Equipa de Proteção Florestal, que explicaram o âmbito da sua intervenção e alertaram para o perigo das queimadas. De volta ao Parque Prado Verde, Luís Almeida, Vereador da Câmara Municipal de Arganil, manifestou o seu agradecimento à Cáritas de Coimbra por ter escolhido o concelho de Arganil para realizar um dos percursos da caminhada “Cuidar da Casa Comum”.

O outro percurso da caminhada solidária decorreu na Leirosa. O Centro Nossa Senhora da Boa Viagem foi o ponto de partida, com Manuel Nada, Presidente da Junta de Freguesia de Marinha das Ondas, e Diana Rodrigues, Vereadora da Ação Social, a receberem os “atletas”. A caminhada decorreu entre o pinhal e a praia, contando também com diversas atividades interativas e de sensibilização ao longo do trajeto. Face ao elevado número de participantes foram criados quatro grupos para as diferentes ações, entre as quais as plantações de 160 pinheiros nas instalações da Cáritas de Coimbra e de vários arbustos ao longo dos passeios na Comunidade da Leirosa. Este itinerário da caminhada teve o apoio logístico da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Marinha das Ondas, da Celbi e do Projeto Sem Diferenças E7G. As ações que decorreram ao longo do caminho foram dinamizadas pela Comunidade Intermunicipal, através do projeto Climagir, e pelo Laboratório Marefoz, que realizou atividades de sensibilização na praia. A Proteção Civil da Figueira da Foz também contribuiu para este dia, auxiliando na limpeza e preparação do terreno para reflorestação.

A iniciativa culminou com o almoço partilhado em ambos os percursos, no Parque Prado Verde em Côja e no Parque de Merendas da Praia da Leirosa.

Esta foi uma forma encontrada pela Cáritas de Coimbra para ajudar a colmatar a problemática ambiental, dando também continuidade ao trabalho já realizado noutras iniciativas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nunca a destruição foi tanta e tão rápida, as alterações climáticas são cada vez mais destrutivas. “Cuidar da Casa Comum” foi um pequeno gesto que a Instituição deseja ver repercutido por toda a sociedade, para que seja feita a diferença e se proteja o Planeta.

Veja as fotografias deste dia na página de Facebook da Cáritas de Coimbra AQUI.