Acompanhamento para uma boa qualidade de vida

Desde o final do século passado que a Cáritas Diocesana de Coimbra possui um Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial (CAAP), no seu equipamento Sol Nascente, capaz de prestar serviços não só às pessoas infetadas pelo VIH/SIDA, como também a todas aquelas que, em razão da relação de parentesco ou de afinidade, sejam afetadas pela doença.

Segundo o mais recente relatório divulgado pelo Instituo Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, na última década apurou-se em Portugal uma redução de 40% em relação ao número de novos diagnósticos de infeção por VIH e de 60% relativamente aos novos diagnósticos de SIDA. No entanto, verifica-se ainda que a taxa portuguesa continua a ser das mais elevadas da União Europeia.

O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) atua através da invasão das células do sangue responsáveis pela defesa do organismo contra outras infeções e alguns tumores. Na fase inicial da doença, o organismo vai tendo capacidade para repor as células destruídas, não havendo assim uma manifestação desta. Mais tarde, quando o organismo deixa de ter esta capacidade, as defesas deixam de atuar e surgem infeções graves que se podem tornar fatais.

Uma vez que a infeção pelo VIH é pouco percetível, principalmente numa fase inicial, é importante que se realizem diagnósticos e que se evitem comportamentos de risco.

Ainda não há uma cura para a SIDA, mas existem medicamentos que visam controlar a infeção. O acompanhamento que a Cáritas de Coimbra faz às pessoas infetadas que recorrem ao Centro do Sol Nascente permite que estas tenham uma boa qualidade de vida.