Cáritas de Coimbra na promoção do bem-estar e da saúde

A Cáritas Diocesana de Coimbra  sempre procurou acompanhar e responder, subsidiariamente, aos problemas das comunidades, inclusive no domínio da saúde.

A Organização Mundial da Saúde nomeou a universalidade no acesso à saúde como o seu grande objetivo estratégico para o ano de 2019, visto que pelo menos metade da população mundial não tem serviços de saúde básicos e que 12% da população mundial (cerca de 800 milhões de pessoas) gastam no mínimo 10% do seu orçamento familiar para aceder a cuidados de saúde.

Neste sentido, a Cáritas de Coimbra tem contribuído para a promoção do bem-estar da comunidade, contando atualmente com duas Unidades de Longa Duração e Manutenção (Centro Rainha Santa Isabel e Centro Farol), uma Clínica (Centro Rainha Santa Isabel) e um Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial viHda+ (Sol Nascente).

De modo a poder facilitar o acesso da comunidade aos seus serviços de saúde, a Cáritas de Coimbra tem convenções/protocolos com várias entidades, tais como Serviço Nacional de Saúde (SNS), Future-Healthcare, Instituto de Proteção e Assistência na Doença  (ADSE), AdvanceCare, Saúde Prime, MultiCare/PT-ACES, SAMS Quadros, SAMS Centro, CTT/Médis, Serviços Sociais CGD e Serviços Sociais PSP-SAD.