Notícias

Cáritas de Coimbra participou na reunião do projeto SheldOn COST

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve a participar, nos dias 27 e 28 de fevereiro, num encontro do grupo de trabalho do projeto SheldOn COST, em Paredes.

Nesta reunião COST a Cáritas de Coimbra esteve representada pela sua Diretora de Inovação, Carina Dantas, que se juntou a outros investigadores de 35 países diferentes para discutir Ambientes Amigáveis para pessoas idosas.

O projeto SheldOn visa fomentar o intercâmbio de conhecimentos, o desenvolvimento de uma agenda de investigação conjunta em termos de conceção de ambientes interiores multifuncionais para satisfazer os requisitos do envelhecimento da população europeia, promovendo simultaneamente um envelhecimento saudável e seguro.

A Cáritas de Coimbra teve a oportunidade de apresentar alguns dos seus projetos em curso no âmbito do envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida e de saúde dos cidadãos mais idosos, financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, pelo Programa AAL/FCT ou fundos nacionais.

Como exemplos, a Cáritas Coimbra está a desenvolver o projeto Smartwork, que visa desenvolver e validar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas. Em abril, iniciará também o projeto Lifebots Exchange, na área da colaboração internacional, interdisciplinar e intersectorial da tecnologia robótica social para os cuidados de saúde. Na área da saúde realça-se o projeto Jumpair, que recai sobre a prevenção e tratamento de úlceras de pressão; o DAPAS, que ambiciona desenvolver soluções inovadoras e centralizadas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores; o Toilet4me que visa a promoção da autonomia de cidadãos mais velhos através de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semi-públicos e ainda o projeto ReHab que irá testar um programa inovador de reabilitação cognitiva e funcional no domicílio.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional