Cáritas Coimbra integra Conselho Consultivo do projeto europeu “Homes4Life”- Certificação para ageing in place

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada pela Diretora de Inovação Carina Dantas, está a participar, como membro do Conselho Consultivo, no novo projeto europeu “Homes4Life”- Certificação para envelhecer em casa e na comunidade, financiado pelo H2020.

Atualmente, uma grande parte das construções não estão adaptadas de modo a permitir que os idosos envelheçam em segurança e confortavelmente. Até mesmo as novas construções não estão direcionadas a apoiar a saúde e o bem-estar das pessoas ao longo da vida. De facto, um em cada oito dos cidadãos europeus com +65 anos afirma que as suas casas não estão confortavelmente aquecidas durante o inverno.

O envelhecimento demográfico da Europa levanta o desafio de garantir a adequação e adaptabilidade dos locais às necessidades e preferências das pessoas e o projeto de certificação Homes4Life visa dar resposta a este desafio.

O projeto Homes4Life teve início em dezembro de 2018 e irá durar 24 meses com o objetivo de desenvolver ambientes de vida melhores, integrando soluções de construção e digitais onde isso for benéfico. Esta certificação europeia é baseada numa visão de longo prazo, tendo em conta as reais necessidades e requisitos das pessoas, e visa ser aplicada nos edifícios novos e existentes.

O Homes4Life é gerido por um grupo multidisciplinar de nove parceiros de cinco países da UE, sob a coordenação da TECNALIA (Espanha).