Cáritas Coimbra partilhou resultados sobre a usabilidade dos assistentes virtuais no WorldCist’19
A Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou o resultado do seu mais recente trabalho de investigação, na 7ª Edição da Conferência WorldCist’19, no passado dia 16 de Abril de 2019, na ilha de La Toja, em Espanha.
O artigo “Usability evaluation of a Virtual Assistive Companion” apresenta os resultados de um estudo de usabilidade levado a cabo, em diferentes equipamentos sociais da instituição, envolvendo tanto utentes, como profissionais na avaliação da tecnologia CaMeLi. Os resultados sugerem que os assistentes virtuais, como é o caso do CaMeLi são uma tecnologia promissora para o ageing in place, dada a sua forte componente de interação social facilitadora da inclusão social. A metodologia implementada permitiu também extrair um conjunto de sugestões de melhoria que esta tecnologia deverá acomodar no futuro, aumentando assim o seu nível de aceitação e adoção pelos seus utilizadores finais. Os resultados desta investigação e a metodologia aqui aplicada serão considerados no protocolo de avaliação da solução tecnológica que está a ser desenvolvida no projeto DAPAS, no qual a Cáritas de Coimbra é parceira.
O projeto DAPAS visa integrar os resultados de sucesso de projetos anteriores da comunidade AAL – Ambientes de Vida Assistidos, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções inovadoras estão a ser combinadas num único produto que pode ser distribuído numa escala maior para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Conjunto Europeu AAL (Ambientes de vida ativos e assistidos – TIC para o envelhecimento, 2017) e, no caso português, pela Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P.
A Cáritas de Coimbra teve ainda a oportunidade de divulgar alguns dos seus projetos em curso no domínio do envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida e saúde dos idosos, entre os quais o Toilet4Me (destinado a promover a autonomia das pessoas mais velhas, através de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semipúblicos).