Notícias

CÁRITAS COIMBRA PROMOVEU SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE AJUDAS TÉCNICAS PARA SÉNIORES

A incontinência urinária e fecal apresenta efeitos sobre o bem-estar social e mental dos idosos e pode afetar de modo significativo a qualidade de vida destes. Esta patologia pode produzir sensações como: a frustração, a vergonha, a preocupação, a perda da autoconfiança, a ansiedade e a tristeza. Fundamentada nesta premissa, a Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário Nossa Sra. da Boa Viagem, promoveu uma ação de sensibilização sobre esta temática no dia 1 de agosto.

A sessão que decorreu na Leirosa pelas 17h00, nas instalações do Centro Comunitário, tem como mote “Usar fralda e outras ajudas técnicas! E se fosse comigo?”. Teve como principal objetivo apresentar vários tipos de soluções adaptadas a cada situação e a cada pessoa. A incontinência atinge uma percentagem significativa da população mais velha e é necessária uma procura constante de produtos e técnicas que melhorem a qualidade de vida e o conforto da pessoa mais velha.

A iniciativa foi dirigida aos cuidadores, tanto informais como formais, familiares e à comunidade em geral, contando para a sua realização com o apoio da entidade Care & Care – Dias Fáceis.

A Cáritas de Coimbra pretendeu ser um elemento facilitador numa sessão que irá permitir um diálogo e a troca de boas práticas para a atenuação de um problema que é muitas vezes tabu entre o público mais velho, familiares e cuidadores.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional