Cáritas Coimbra recebeu o Instituto Português da Afasia

No passado dia 26 de janeiro, a Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu a visita do IPA – Instituto Português da Afasia num encontro com o objetivo de promover troca de boas práticas na terapêutica de doentes com afasia.

A afasia é um distúrbio da comunicação adquirido após uma patologia no cérebro (AVC ou outras doenças) e que interfere na capacidade de processamento da linguagem, sem afetar a inteligência. Diariamente são recebidos e acompanhados doentes com afasia na Clínica de Reabilitação Rainha Santa Isabel, da Cáritas de Coimbra, onde beneficiam de tratamento de terapia da fala.

O IPA tem como Missão Social a promoção da melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com afasia e por isso, esteve pela primeira vez em Coimbra, nas instalações da Cáritas, num encontro com cerca de 40 pessoas com afasia e 6 terapeutas da fala. Neste encontro foram exploradas as necessidades dos doentes, bem como dos seus familiares ou cuidadores, com o intuito de melhorar as redes de suporte e procurar novas oportunidades de participação e envolvimento social.