Cáritas de Coimbra acolheu 2ª reunião do consórcio SmartWork

A Cáritas de Coimbra recebeu a reunião do Consórcio do projeto Smartwork, no dia 25 de junho nas instalações da Sede Social.

Os parceiros do projeto reuniram-se nos dias 25 e 26 de junho em Coimbra, Portugal, para a segunda reunião presencial do consórcio. Este encontro decorreu após uma reunião de lançamento do projeto bem-sucedida, que se realizou em Atenas em janeiro de 2019.

O projeto europeu SmartWork (H2020) tem como objetivo desenhar, executar e testar ambientes de vida e de trabalho inovadores que permitam aos trabalhadores mais velhos ter maior qualidade de vida e atividade profissional.

É um projeto coordenado pela empresa Byte, da Grécia, e tem como parceiros a Cáritas Diocesana de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (Portugal), UPAT (Grécia), Raising the Floor (Suíça), Roessingh R&D (Holanda), Sparks (Reino Unido), Coin (Suécia), Arhus Kommune (Dinamarca) e ECHAlliance (Irlanda).

Acolhidos calorosamente pela Cáritas Diocesana de Coimbra, os parceiros aproveitaram a oportunidade para refletir sobre o progresso significativo observado até ao momento, e para planear as próximas fases do projeto. O Plano de Comunicação e Divulgação, preparado pela ECHAlliance para o primeiro ano, está disponível aqui.

Os parceiros reuniram-se na sede da Cáritas de Coimbra para o primeiro dia de reunião onde, para além do espaço de reunião, puderam também desfrutar de uma visita guiada para observar o trabalho diário dos colaboradores e os espaços onde o projeto virá a ser testado. Um dos momentos altos foi a visita ao espaço de Centro de Dia, onde puderem interagir com vários dos utentes que se encontravam no atelier de tecnologias.

O segundo dia da reunião teve lugar no Instituto Pedro Nunes, onde os parceiros apresentaram os seus mais recentes trabalhos no desenvolvimento de sensores, inteligência artificial (IA), Infraestrutura Global de Inclusão Pública (GPII), e acordaram um plano de ação em todas as áreas técnicas para os seis meses seguintes.

Foram tomadas decisões importantes no que respeita às ferramentas disponíveis no mercado que melhor se adaptam aos objetivos do projeto, e que podem ser facilmente integradas com as novas soluções que o projeto desenvolverá. Tais decisões foram possíveis graças à excelente revisão das soluções disponíveis no mercado, consulte o documento aqui.

Por último, os parceiros analisaram diferentes ferramentas de trabalho e gestão de tarefas e discutiram as vantagens e desvantagens de cada uma delas, com vista a integrá-las com os serviços de flexibilidade de trabalho e os módulos de formação que o sistema SmartWork deverá fornecer.

A reunião concluiu com os parceiros a concordar que o próximo encontro do consórcio irá ter lugar em novembro de 2019.