Cáritas de Coimbra ajuda a maximizar a qualidade de vida das pessoas

A Cáritas Diocesana de Coimbra dispõe de duas Unidades de Longa Duração e Manutenção, inseridas na Rede Nacional de Cuidados Integrados (RNCCI), nos seus equipamentos Centro Rainha Santa Isabel e Farol.

Segundo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que cita a informação disponibilizada publicamente pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), no final do ano de 2018 haviam 1.641 utentes a aguardar vaga nos cuidados continuados, o que traduz um aumento de 9% em relação a 2017 e mais 24% do que no final de 2016.

As ULDM da Cáritas de Coimbra tem, ao longo dos últimos anos, admitido pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade que sejam referenciadas e propostas pela RNCCI. Geralmente os utentes são pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e graus de complexidade, que não reúnem condições para serem cuidadas no domicílio, de modo a prevenir, reduzir e adiar incapacidades.

Nos seus equipamentos, a Cáritas de Coimbra trata da alimentação, higiene e conforto, promove atividades de manutenção e estimulação, presta cuidados de enfermagem diários e cuidados de fisioterapia/terapia ocupacional, prescreve e administra fármacos, fornece apoio psicossocial e controlo fisiátrico periódico, bem como animação sociocultural e apoio nas atividades de vida diária dos seus utentes.

Numa parceria entre os cuidadores e os utentes, as ULDM do centro Rainha Santa Isabel e do Farol, procuram atuar no apoio social e cuidados de saúde, maximizando assim a qualidade de vida dos seus utentes.