Cáritas de Coimbra alerta para questões ambientais através de caminhada solidária

A Cáritas Diocesana de Coimbra, através dos seus Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), está a organizar, no dia 12 de outubro, a caminhada solidária “Cuidar da Casa Comum”. Esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar toda a comunidade para as questões ambientais, respondendo ao desafio e apelo lançado pelo Papa Francisco. A caminhada será também uma ocasião para celebrar o Dia Mundial para a Prevenção dos Desastres Naturais e o Dia do Mar.

No passado dia 28 de julho a sociedade atingiu o limite do uso sustentável dos recursos naturais de 2019. O limite mundial deste ano foi atingido três dias mais cedo do que em 2018. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), nunca a destruição foi tanta e tão rápida, as alterações climáticas são cada vez mais destrutivas. Com esta destruição tão visível é essencial questionar o que cada um poderá fazer. Segundo o Papa Francisco, o mais importante é “conseguir que o ser humano mude o seu olhar e o seu coração, reconhecendo profundamente a sua responsabilidade pelo cuidado devido à casa comum.”

Consciente desta problemática e dando continuidade a outras iniciativas já implementadas na Instituição, é lançado o desafio à comunidade: caminhar e ao mesmo tempo ajudar o ambiente e recolher lixo durante o trajeto. Este é um conceito já existente, chamado plogging, resultado da junção das palavras em inglês jogging (corrida) e em sueco plocka upp (apanhar). O plogging teve origem na Suécia e rapidamente foi replicado por todo o mundo. Sendo uma atividade que faz bem ao corpo e ao meio ambiente, a Cáritas de Coimbra adere a esta boa prática.

De modo a permitir uma maior participação de toda a comunidade, a caminhada solidária será realizada simultaneamente em dois locais distintos, nomeadamente, Leirosa (Figueira da Foz) e Côja (Arganil).

Participe nesta caminhada solidária e contribua para a saúde do meio ambiente.

Esta atividade é gratuita, mas de inscrição obrigatória.