Cáritas de Coimbra estará presente na Conferência “Desafios Demográficos – O Envelhecimento”, organizada pelo Conselho Económico e Social

Dia 6 de junho, a Cáritas Diocesana de Coimbra estará presente como oradora na Conferência “Desafios Demográficos – O Envelhecimento”, organizada pelo Conselho Económico e Social que terá lugar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra pelas 14:00h.

Na sequência da comunicação “Saúde e qualidade de vida”, às 17:35h, Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, participará num debate/comentário sobre a temática, com António Cunha, Diretor Executivo do Laboratório de Automação do Instituto Pedro Nunes e Manuel Teixeira Veríssimo, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Coordenador do Consórcio Ageing@Coimbra, com moderação de José Manuel Portugal, Jornalista da RTP.

Este evento surge no âmbito do Ciclo de Conferências dedicadas aos desafios demográficos, tendo a primeira abordado o tema da natalidade. Portugal é um dos países mais envelhecidos da Europa e do mundo. Mesmo que os níveis de fecundidade, venham a ser superiores aos observados hoje, o país continuará a envelhecer. Estamos, assim, perante uma tendência de inelutável, que não deixa ninguém indiferente, tanto do ponto de vista individual como societal. Os diagnósticos sobre a intensidade e as determinantes do processo de envelhecimento demográfico são abundantes, bem como sobre alguns dos efeitos mais diretos desta tendência, designadamente nos sistemas de saúde e de segurança social.

Para a Cáritas Diocesana de Coimbra este tem sido um tema muito presente nas suas intervenções, estando atualmente a coordenar vários projetos, nacionais e internacionais, no âmbito dos desafios demográficos, bem como a coordenar e participar em diversas iniciativas e redes. A Cáritas Coimbra é membro do Ageing@Coimbra (região de referência europeia para o AHA); é membro fundador e atualmente Vice-Presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas; Coordenadora Principal do grupo D4 da Parceria Europeia de Inovação para Envelhecimento Ativo e Saudável. É 21também membro da ECHAlliance. É Coordenadora da Rede Temática Smart Healthy Age-friendly Environments e da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis.

Através de abordagens descomprometidas e sustentadas, neste evento serão convocadas para reflexão múltiplas áreas essenciais da vida em sociedade como: a justiça entre gerações; a idade no mercado de trabalho; a quantidade e a qualidade de anos de vida; a inovação tecnológica nesta era da 4ª revolução industrial.

A conferência é de acesso gratuito, limitado à capacidade da sala.

Consulte o programa e inscreva-se através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftRpxmIx7NFoUlTKpdWzfPgcPeyTTTXXzvZZQrd8R1AEG1CA/viewform?vc=0&c=0&w=1