Cáritas de Coimbra marcou presença em Encontro de Geriatria

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente na 4ª Edição do Encontro de Geriatria, que teve como lema as “Diferentes perspetivas do Envelhecimento Ativo”. O encontro decorreu no passado dia 31 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova.

Sofia Ortet, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, participou enquanto oradora no Painel que debateu o Passado, o Presente e o Futuro da Geriatria. Na sua intervenção abordou o papel dos ambientes saudáveis, inteligentes e amigáveis no envelhecimento ativo, bem como a sua operacionalização em vários projetos da Cáritas de Coimbra, como é o caso do projeto Smartwork, cofinanciado no âmbito do H2020 para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis para cidadãos 55+ e que prevê um vasto leque de atividades de concertação com iniciativas nacionais e internacionais.

A Instituição conta com uma vasta experiência nesta área, através dos projetos nacionais e internacionais em que está envolvida e também das Redes que integra, nomeadamente a Rede Internacional SHAFE e a Rede Portuguesa.

A Rede de Stakeholders SHAFE é coordenada em parceria com a AFEdemy. Esta Rede, aprovada em 2018 pela Comissão Europeia sob o tema Smart Healthy Age-Friendly Environments, envolve como parceiros cerca de 170 organizações de toda a Europa. O objetivo passa por alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção em termos de políticas e financiamento, articuladas com um sistema de saúde e apoio social integrado, mais eficiente, com melhor qualidade.

A nível nacional, a Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis reúne um conjunto alargado de organizações portuguesas comprometidas com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas. O consórcio procura promover ativamente a colaboração entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais nesta temática.

O Encontro de Geriatria foi promovido pela Rede Social de Penacova, contando com a organização da Câmara Municipal de Penacova, AD ELO (projeto VirtuALL) e GSSDCR de Miro. A sessão teve como objetivo geral promover um espaço de partilha e reflexão centrado nos desafios com que a comunidade em geral e os profissionais, em particular, se deparam diariamente.