CATL Fernando Namora cria “Estações de Reciclagem”

Durante o mês de outubro arrancou uma nova iniciativa do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) Fernando Namora, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra localizado em Condeixa, que faz referência ao ponto sobre a poluição, resíduos e cultura do descarte da Encíclica Papal “Cuidar da Casa Comum” do Papa Francisco.

A iniciativa tem o nome “Estações de Reciclagem” e foi construída sob o lema “Ser+ Ecológico, Com o Pagaínho por um espaço mais limpo!”. Já a estratégia passa por despertar consciências para inverter a realidade mencionada na encíclica: “A terra, nossa casa, parece transformar-se cada vez mais num imenso depósito de lixo. (…)”. Para o efeito foram criadas três Estações de Reciclagem na Escola Secundária Fernando Namora. O objetivo passa por reduzir a quantidade de materiais recicláveis que vão para o lixo e destacar no dia-a-dia a importância de reciclar. Além disso, é dado o exemplo aos utentes do Centro intensificando a reciclagem na sala de ATL e noutros espaço da Escola.

A decorrer ao longo do ano letivo, todos os meses serão atualizados os números nas Estações de Reciclagem para se saber a quantidade (quilos) de resíduos que vão sendo recolhidos pelo CATL. Em outubro, só durante os dias 1 e 16 de outubro, foram colocados 24kg de resíduos no ecoponto amarelo e 30.5kg no ecoponto azul. Tendo ainda enchido 3 garrafões com tampinhas!

Esta é uma iniciativa do CATL Fernando Namora que, contando com o apoio de todos, deixa o apelo: “Ajude-nos a preencher estes espaços!”