Notícias

Cáritas de Coimbra na reunião de lançamento do projeto EU_SHAFE

A Cáritas Diocesana de Coimbra marcou presença no lançamento oficial do projeto EU_SHAFE (Europe Enabling Smart Healthy Age-friendly Environments), que decorreu em Aarhus, na Dinamarca, no dia 23 de setembro, durante o AAL Fórum 2019. Este projeto é cofinanciado pelo INTERREG Europe e liderado pelo Município da Bizkaia.

A Cáritas de Coimbra é um dos 10 parceiros do projeto EU_SHAFE. Este projeto visa melhorar as políticas e práticas em 7 regiões europeias através do desenvolvimento de uma abordagem abrangente para Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE).

Na reunião de lançamento todos os parceiros, oriundos de 7 países diferentes da UE, tiveram a oportunidade de definir em conjunto a missão e o plano operacional do projeto.

O consórcio trabalhou, ainda, para destacar os objetivos do projeto, apresentar as suas funções, responsabilidades e planos para o cumprimento das metas.

O consórcio é composto por organizações líderes na área de mudanças demográficas e ambientes amigáveis, incluindo as cinco principais organizações regionais comprometidas em investir na inovação para um envelhecimento ativo e saudável, premiadas com o estatuto de Reference Sites.

O encontro revelou ser bastante produtivo, no sentido em que os parceiros, orientados pelo Coordenador do projeto (Município da Bizkaya), tiveram a oportunidade de estudar a melhor forma de se alinharem e influenciarem os instrumentos de política regional que abrangem os Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE).

Ao longo do dia, foi desenvolvido o planeamento dos primeiros doze meses de atividades, destacando a identificação de processos-chave. Esta partilha permitiu às regiões europeias entenderem como adotar boas práticas de acordo com as suas necessidades, a fim de melhorar os instrumentos de política multinível que visam tornar as cidades e comunidades amigáveis.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional