Notícias

Cáritas de Coimbra representou o Setor Social no Think Tank SNS 4 Décadas de Sucesso

No passado dia 29 de outubro, a Cáritas Diocesana de Coimbra participou no Think Tank – O Despertar de um Sonho, iniciativa conjunta entre o Fórum Hospital do Futuro e várias empresas tecnológicas que decorreu na sede da Microsoft em Lisboa.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, participou no Think Tank enquanto Group Leader do setor social, acompanhando Carlos Alberto Silva no grupo dos hospitais com autonomia financeira e Rosa de Matos nas regiões de saúde.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi fundado há 40 anos, com a visão clara de mudança e de futuro. Este fator tem-se vindo a materializar, mas o SNS requer sustentabilidade. Desta forma, inserido na iniciativa SNS 4 Décadas de Sucesso, o Think Tank – O Despertar de um Sonho pretendeu estimular a discussão alargada da estratégia nacional de eHealth (saúde digital) envolvendo os ecossistemas de saúde público, social, privado.

A Cáritas de Coimbra é uma IPSS com conhecimentos nesta área, tendo partilhado a sua experiência em matéria de e-saúde, relacionamento com utentes, familiares e cuidadores, bem como as necessidades sentidas no setor social. A sua participação permitiu contribuir para a cocriação de ideias que viabilizem o SNS enquanto promotor de cuidados integrados e a relação do mesmo com o cidadão.

Esta foi ainda uma excelente oportunidade para a instituição disseminar todo o seu trabalho realizado no âmbito da saúde, bem como os seus projetos, como é o caso do projeto Smartwork, cofinanciado no âmbito do H2020 para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis para cidadãos 55+ e que prevê um vasto leque de atividades de concertação com iniciativas nacionais e internacionais.

O Think Tank – O Despertar de um Sonho produziu um portfolio de recomendações que será entregue às autoridades ministeriais com vista a contribuir para a ENESIS 2020, a estratégia nacional de saúde digital para Portugal, contando com os contributos de várias personalidades na área, como Adalberto Campos Fernandes, Maria de Belém Roseiro ou Henrique Martins.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional