Manual de Boas Práticas – Prevenção de Quedas em Idosos da Cáritas de Coimbra apresentado no Colóquio da ESEnfC

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou enquanto oradora no 9º Colóquio: Envelhecimento, Saúde e Cidadania, promovido pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). O encontro teve lugar no passado dia 25 de outubro, na ESEnfC.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, representou a Cáritas de Coimbra neste Colóquio e integrou o painel que discutiu o tema “Abordagens interdisciplinares na prevenção do risco de queda”. Na sua intervenção, apresentou o Manual de Boas Práticas na prevenção de quedas em idosos, elucidando os presentes com sugestões e conselhos práticos de pequenas mudanças na gestão do dia-a-dia que podem ser significativas na prevenção de acidentes domésticos.

As quedas são uma das principais causas de internamento hospitalar. É também devido a esta realidade que o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020 tem como um dos seus objetivos “Prevenir a Ocorrência de Quedas”.

Com o intuito de manter as pessoas seguras e independentes na sua própria casa e oferecer possíveis soluções, a Cáritas de Coimbra desenvolveu em conjunto com a Universidade de Coimbra (Anamélia Almeida, Anabela Mota Pinto, Paulo Nossa e Carina Dantas) o Manual de Boas Práticas – Prevenção de Quedas em Idosos, no âmbito da sua participação em diversos projetos nacionais e internacionais.

Integrado na sua estratégia de promoção do envelhecimento ativo e saudável, este Manual pretende transferir o conhecimento científico e académico para a comunidade, através da criação de ferramentas práticas e úteis que as pessoas mais velhas, bem como os seus cuidadores, possam utilizar no dia-a-dia. Para isso, o Manual de Boas Práticas divide-se em 4 partes: identificação dos fatores de risco, prevenção das quedas, lista de verificação para segurança no domicílio e tipos de auxiliares de mobilidade.

O colóquio “Envelhecimento, Saúde e Cidadania” permitiu a reflexão deste tema alicerçada na investigação já realizada, debatendo os determinantes dos acidentes com pessoas idosas e a magnitude dos desafios que se colocam na população Portuguesa.