Notícias

Cáritas de Coimbra será mentora no Shift APPens

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar como mentora do Shift APPens, a 6ª edição de um hackathon que vai decorrer de 5 a 7 de abril no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia. Flávia Rodrigues e Joana Vieira, do Departamento de Inovação da instituição irão exercer a função de mentoria dos desafios HackFor Good em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Mas, o que é afinal um hackathon? Um hackathon é uma maratona de desenvolvimento e programação que reúne designers, programadores, empreendedores e developers. Esta jornada pode durar horas, dias ou semas e tem como objetivo desenvolver uma solução tecnológica.

O Shift APPens é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra, pela JeKnowledge (Junior empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e co-organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, que ao longo dos últimos 5 anos tem reunido developers, designers e empreendedores das mais diversas áreas tecnológicas, com o objetivo de desenvolverem em 48 horas uma aplicação para plataformas mobile, web ou outra, num ambiente descontraído e com atividades paralelas únicas, tais como talks ou concursos criados pelas próprias empresas que patrocinam o evento.

Na edição deste ano, os desafios Hack For Good trazem para este evento tecnológico uma componente social, através de temas como envelhecimento ativo, integração de refugiados e migrantes e bem-estar das crianças e jovens migrantes. O objetivo consiste em os participantes desenvolverem e apresentarem melhores soluções tecnológicas com o intuito de resolver estas questões sociais que são cada vez mais uma realidade. A Cáritas de Coimbra, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, vai participar na dinamização do evento como mentora das equipas auxiliando-as com a experiência do seu trabalho no âmbito de projetos tecnológicos e prestação de serviços em diversas áreas.

De ano para ano, o número de participantes e de apoio de entidades do mundo tecnológico e não tecnológico tem sido cada vez maior, reconhecendo-se assim o carisma e evolução do evento.

Nesta edição do Shift APPens, serão esperados 300 participantes, desafios empolgantes, aplicações extraordinárias e muitas e diversas atividades dinâmicas, com o intuito de fomentar uma relação benéfica entre participantes e empresas e impulsionar o espírito de equipa e entreajuda.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional