Cáritas Diocesana de Coimbra marcou forte presença no eHealthSummit / ISfTeH

Nos dias 19 e 20 de março, a Cáritas de Coimbra esteve presente no eHealthSummit / Conferência Internacional ISfTeH, na Altice Arena em Lisboa.

Em representação da Cáritas Diocesana de Coimbra foram apresentadas 4 iniciativas, por Carina Dantas, Ana Jegundo e Willeke Van Staalduinen, do Departamento de Inovação da instituição.

No dia 19 foi apresentado o projeto ReHab, co-financiado pelo BPI Seniores 2018, que está a testar um sistema inovador de prestação de estimulação cognitiva e reabilitação funcional através de tecnologias interativas.

No dia 20, foram apresentados os próximos passos da Rede SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments, que irá estar a mobilizar os atores europeus para elaborar um White Paper com recomendações políticas em consenso alargado sobre a matéria até 2020.

Foi também divulgado o resultado de um trabalho colaborativo liderado pela Cáritas Coimbra e Universidade de Estugarda no âmbito da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA) sobre Preferências de Privacidade no Envelhecimento Ativo e Saudável.

Por último, apresentou-se o Papel dos Cuidadores nas TIC para AFE, um documento composto por uma lista de ações que visam a maximização do envolvimento dos cuidadores no desenvolvimento e exploração de soluções tecnológicas para pessoas idosas.

Para além das apresentações, foram divulgados os projetos presentes da instituição, nomeadamente o Smartwork (H2020), que visa desenvolver e validar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas; o Jumpair (H2020), que recai sobre a prevenção e tratamento de úlceras de pressão; o DAPAS (AAL/FCT), que está a desenvolver soluções inovadoras e centradas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores; e o Toilet4me(AAL/FCT), que visa a promoção da autonomia de cidadãos mais velhos através de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semipúblicos.

A Portugal eHealth Summit realizou-se de 19 a 22 de março e é uma iniciativa do Ministério da Saúde de Portugal. Este evento é não só o maior encontro de Portugal no âmbito da transformação e inovação digital no setor da saúde, como também um dos maiores da Europa, capaz de reunir mais de 13.000 pessoas presentes e 22.000 acessos ao livestream do evento de 2018. A sua realização alavancou a posição estratégica do país no avanço da revolução digital na saúde não só a nível nacional, mas a nível internacional e transversal a todas as áreas da sociedade.

As inscrições para a 24ª Conferência Internacional ISfTeH e para a Portugal eHealth Summit são gratuitas para todos os participantes, mas obrigatória em https://form.jotformeu.com/90223035663349. O Programa da conferência pode ser consultado em https://www.isfteh.org/files/images/Preliminary_Conference_Program_-_24th_ISfTeH_International_Conference_20190211.pdf