ReHab

Resumo

O projeto ReHab é um projeto Cáritas Coimbra, financiado pelo Banco BPI, no âmbito do programa BPI Seniores 2018. Visa trabalhar a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de forma individual e em grupo, em ambiente assistido ou de forma autónoma no domicílio, colocando à disposição das pessoas idosas beneficiárias de Apoio Domiciliário, Lar de Grandes Dependentes, Unidade de Longa Duração e Manutenção e Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel e da Estrutura Residencial para Idosos – Lar Sto. António da Cáritas Diocesana de Coimbra, um KIT multidimensional de instrumentos didáticos e tecnológicos promotores da literacia digital.

Este projeto promoveu a conservação e recuperação das capacidades físicas e cognitivas, com resultados positivos na autonomia e qualidade de vida, associado à prática de exercícios diversificados e interativos. Estando direcionado maioritariamente para pessoas sozinhas, beneficiárias de AD, permitiu combater o isolamento social e promover a manutenção da autonomia. Para além disto, a implementação do projeto integrada nos serviços já prestados e otimizada pela utilização das novas tecnologias, permite a sua sustentabilidade futura, promovendo a melhoria das relações sociais com as suas redes de cuidados, diminuindo os sentimentos de ansiedade e stress das pessoas com quem convivem.

Os principais objetivos deste projeto foram:

• Potenciar a participação ativa dos cidadãos mais velhos na comunidade;
  • Combater o declínio cognitivo e motor;
  • Prolongar a autonomia das pessoas idosas, independentemente das condições socioeconómicas em que estas se encontrem;
  • Promoção da literacia digital na população idosa.

Principais tarefas da CDC no projeto:

A Cáritas Diocesana de Coimbra é o promotor do projeto pelo que tem de executar todas as atividades.

SUMÁRIO DO PROJETO:

Nome do Projeto: ReHab

Acrónimo do Projeto: ReHab

Data de início: 01/01/2019

Data de fim: 31/12/2019

Orçamento Total: 36 760.34€

Nome do parceiro coordenador: Cáritas Diocesana de Coimbra

FINANCIAMENTO:

O projeto ReHab foi financiado pelo banco BPI, através do programa BPI Seniores 2018.

NOTÍCIAS:

Cáritas de Coimbra apresenta o seu trabalho na área da saúde digital

Cáritas Coimbra prepara-se para lançar o piloto do projeto ReHab

Cáritas Coimbra vai partilhar experiências na área da robótica

Cáritas Diocesana de Coimbra marcou forte presença no eHealthSummit / ISfTeH

Cáritas Coimbra partilhou boas práticas no âmbito das Cidades Saudáveis

Cáritas Coimbra vai partilhar experiências sobre Inovação na Saúde Sénior

Cáritas Coimbra debate Cidades Saudáveis na Corunha

Cáritas Coimbra reeleita por mais 3 anos para a Vice-Presidência do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas

Preservar a memória e a capacidade motora? – ReHab, o novo projeto da Cáritas de Coimbra explica como

Cáritas de Coimbra recebe Prémio BPI Seniores

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA | 2019