Celebração do Natal nos equipamentos da Cáritas de Coimbra

Mais uma época Natalícia vivida com muita intensidade na Cáritas Diocesana de Coimbra. As festividades acontecem pelas várias respostas sociais da organização, espalhando a magia do Natal por toda a Família Cáritas Coimbra.

INFÂNCIA E JUVENTUDE

FESTA DE NATAL DO CENTRO N.ª SR.ª DA ANUNCIAÇÃO

No passado dia 7 de dezembro, realizou-se a Festa de Natal do Centro Nossa Senhora da Anunciação no Auditório Principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Com o tema “Era uma vez… uma Fábrica de Brinquedos”, as crianças do Centro representaram os papéis principais de várias coreografias de sonho.

Foi uma festa memorável, onde foram homenageadas a Educadora de Infância Marcela Castro, que se irá reformar, e a Coordenadora Pedagógica Luísa Sequeira.

Foi uma Festa de Natal cheia de magia e cor!

CENTRO N.ª SR.ª DE FÁTIMA ENFEITOU ÁRVORE DA MCOUTINHO

Natal é tempo de partilha, amizade, alegria e imaginação.

Foi com este espírito que a Creche e Jardim de Infância do Centro Nossa Senhora de Fátima aceitou o convite da MCoutinho – Pedrulha, para decorar uma vez mais a sua árvore de Natal, com enfeites especialmente elaborados pelas crianças.

No final não faltaram as tradicionais canções de Natal e distribuição de presentes.

CATL ENCHERAM A SOLIDÃO DE COR NO PEDIÁTRICO DE COIMBRA

Durante a última quinzena do mês de novembro, o Centro de Atividades e Tempos Livres (CATL) 2/3 Ciclos Silva Gaio convidou os CATL de Taveiro, Inês de Castro, S. Silvestre, Carapinheira e Ceira para a construção de coroas de Natal.

Intitulada “Encher a solidão de cor!”, esta iniciativa surgiu com a finalidade de promover a solidariedade e proporcionar momentos de partilha e de afeto junto de quem mais necessita.

Todos os CATL aderiram com bastante entusiasmo e originalidade. As coroas foram construídas com material reciclado, que possibilitaram a imaginação dos utentes, incentivando à reutilização de materiais.

O resultado foi entregue na Liga dos Pequeninos, uma associação sem fins lucrativos, sediada no Hospital Pediátrico de Coimbra, que tenta aproximar o hospital da comunidade, promovendo ações internas e externas com fins humanitários de intervenção social, cultural e cívica, sempre em benefício do bem-estar das crianças e jovens.

As coroas serviram para decorar portas e corredores do interior do hospital, e encher de cor aquele local.

ESPÍRITO NATALÍCIO NO CATL MEALHADA

Na quadra natalícia, o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) Mealhada decorou a escola EB 2,3 da Mealhada com enfeites muito originais, como as figuras do presépio em tamanho grande, anjos trabalhados em gesso, estrelas com recortes de CD e castiçais. Foram também elaborados bonecos-de-neve a partir de trapos e esponjas.

O CATL aceitou ainda o desafio do CAS – Centro de Apoio Social da Cáritas de Coimbra e, com o intuito de contribuir para a campanha NATAL SOLIDÁRIO 2019, recolheu produtos alimentares e de higiene, completando dois cabazes de Natal que serão oferecidos a famílias carenciadas.

Mas os elementos do CATL da Mealhada não ficaram por aí. Como o Natal é época de partilha e amor ao próximo, os alunos elaboraram cachecóis em lã, para oferecer a pessoas especiais.

Com a conexão destes elementos todos a escola EB 2,3 da Mealhada deixou-se invadir por um sentimento muito familiar, o espírito de natalício.

FESTA DE NATAL DO CENTRO N.ª SR.ª DOS MILAGRES

No dia 14 de dezembro o Centro Social e Comunitário Nossa Senhora dos Milagres recebeu o menino Jesus que fez a sua caminhada para Belém.

Este foi o mote para a apresentação da Festa de Natal das crianças da Creche e Jardim de Infância que decorreu no CAIC – Colégio da Imaculada Conceição.

A festa contou a presença de mais de 320 familiares.

GESTO SOLIDÁRIO NA RENASCER

O Natal traz consigo os mais nobres sentimentos.

A Solidariedade manifestou-se no coração da Associação Longevitatis que partilhou com a Comunidade de Inserção Renascer um pouco de si, tendo presenteado as crianças com peças fantásticas, em malha, confecionadas à mão pelos seus associados.

É com um sentimento de gratidão que a Renascer reconhece o valor de todos os que a acompanham.

CATL SILVA GAIO APOIOU O NATAL SOLIDÁRIO 2019

Entre os dias 4 de novembro e 13 de dezembro, o Centro de Atividades e Tempos Livres (CATL) Silva Gaio convidou todas as famílias e a comunidade escolar a participarem na campanha NATAL SOLIDÁRIO 2019, promovida pelo CAS – Centro de Apoio Social da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Esta iniciativa tem como objetivo angariar bens alimentares e produtos de higiene para completar os cabazes de Natal que irão ser entregues às famílias em situação de carência económica acompanhadas pelo CAS.

Dado que há inúmeras famílias necessitadas e apoiadas pelo CAS, o CATL aproveitou o espírito solidário e natalício e angariou produtos alimentares, para que esta época seja um pouco mais acolhedora e especial.

CHEGADA DA MAGIA DO NATAL AO CENTRO N.ª SR.ª DE FÁTIMA

A magia do Natal aconteceu no quarto da Safira!

Os brinquedos ganharam vida no Centro Nossa Senhora de Fátima. Princesas, dragões, unicórnios, mickeys, minnies, bailarinas e super-heróis fizeram as delícias de todos.

Crianças, famílias e equipa da Creche e Jardim de Infância do Centro juntaram-se para vivenciarem e festejarem este tempo de Natal.

CAT N.ª SR.ª MILAGRES VISITOU O CASTELO MÁGICO

No dia 28 de dezembro as crianças do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) Nossa Senhora dos Milagres, da Cáritas Diocesana de Coimbra, em conjunto com o Agrupamento de Escuteiros 1366 de Meãs do Campo, viveram uma manhã de fantasia no Castelo Mágico em Montemor-o-Velho.

Presenciaram um espetáculo único da Elsa & Anna, visitaram a pista de gelo natural, o planetário, os insufláveis, a casa do Pai Natal, o carrossel, viram os animais e, por último, andaram no comboio turístico.

A Cáritas de Coimbra deixa o seu agradecimento a todos os que participaram diretamente na atividade e proporcionaram a estas crianças um momento cheio de magia e felicidade.

IDOSOS

EXPOSIÇÃO DE NATAL DO CRSI

O Centro Rainha Santa Isabel voltou a realizar a Exposição de Natal.

Este ano, decorreu entre os dias 25 e 29 de novembro. Além da exposição, todos os dias houve uma atividade diferente! Veja as fotografias aqui.

A iniciativa permitiu espalhar o ambiente natalício por todo o Centro, contando com a adesão dos utentes e seus familiares, bem como dos colaboradores.

CRSI RECEBEU GRUPO MUSICAL

O Centro Rainha Santa Isabel recebeu nas suas instalações a visita do Grupo Foles com Vida, da Academia de Música de Coimbra.

Esta Academia trabalha para ensinar cada aluno a alargar o horizonte, desconstruindo todas as barreiras e valorizando o prazer da superação.

O seu objectivo passa por convergir todas as forças para a compreensão da música como momento tão íntimo quanto colectivo.

VISITA AO PENELA PRESÉPIO

No passado dia 3 de dezembro, os Centros de Dia do Centro Social e Comunitário Nossa Senhora dos Milagres, da Cumeeira, do Centro Social de São Pedro e do Centro Rainha Santa Isabel e o Lar de Santo António visitaram o Penela Presépio instalado no Castelo de Penela.

Esta iniciativa conjunta proporcionou momentos de convívio e lazer intercentros. Foi uma tarde mágica e de alegria em que a Estrela Guia levou os utentes ao sabor do património, para reviverem o momento tão importante na história da humanidade – o nascimento de Jesus Cristo.

DIVINO SALVADOR DECORADO PELA FLORISTA MATEUS

A Estrutura Residencial Divino Salvador recebeu nas suas instalações, em Pombeiro da Beira, a Florista Mateus.

Foi com muita atenção e carinho que, no dia 12 de dezembro, a Florista criou um bonito cenário com inspirações natalícias.

A iniciativa ajudou a dar um Natal mais alegre aos utentes da unidade, que demonstraram o seu contentamento com a decoração.

NASCIMENTO DE JESUS CELEBRADO EM CERNHACHE

No dia 13 de dezembro, foi comemorado o nascimento de Jesus na Capela de São Lourenço em Cernache, com a participação dos elementos do grupo do Noviciado do Santíssimo Nome de Jesus, que se encontram em formação como Jesuítas. O grupo animou a Eucaristia, os utentes dos Centros de Dia da Cumeeira e do Centro Social e Comunitário Nossa Senhora dos Milagres.

Do programa constou um almoço conjunto, entre utentes, colaboradores e voluntários, tendo a tarde recreativa ficado a cargo do Tiroliro – Grupo de Cavaquinhos da Aposenior e dos alunos do curso profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte. A tarde terminou com um lanche e a tradicional oferta de prendas aos utentes.

FESTA DE NATAL DO LAR N.ª SR.ª DA ENCARNAÇÃO

Cuidar é uma relação especial de fortalecimento de vínculos ativados, através de momentos de ligação e interação.

A participação e o envolvimento fazem a diferença na vida de cada um, e, por isso, o Lar Nossa Senhora da Encarnação teve o programa da sua Festa de Natal focado na partilha e na relação utentes/colaboradoras.

A música, a dança, o teatro e o sketch marcaram a festa, que decorreu no dia 18 de dezembro, tendo criado um um ambiente de grande entusiasmo, cumplicidade, valorização, alegria e boa disposição. Foi de coração cheio que ficaram todos os que vivenciaram esta celebração da época natalícia.

LAR ST. ANTÓNIO E CRSI CELEBRARAM O NATAL

No dia 19 de dezembro realizou-se a Festa de Natal do Lar de Santo António e das valências do Centro Rainha Santa Isabel – Unidade de Longa Duração e Manutenção, Lar de Grandes Dependentes e Centro de Dia.

A celebração teve lugar nas instalações do Centro Rainha Santa Isabel, contando com a presença dos utentes, seus familiares e colaboradores.

Os colaboradores apresentaram várias atuações e garantiram a animação. No final, os presentes foram encantados pela performance do Coro musical formado por utentes destes dois equipamentos da Cáritas de Coimbra.

ERPI S. JOSÉ REALIZA FESTA DE NATAL

No passado dia 20 de dezembro a Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) Casa de S. José realizou a sua Festa de Natal, que contou com a boa disposição de todos os utentes e colaboradores.

A Casa de S. José iniciou o dia com a celebração da Eucaristia, chegando depois o tão esperado almoço. Foi um momento de convívio e alegria onde não faltaram os doces tradicionais desta época natalícia, como os sonhos, rabanadas ou fatias douradas, bolo-rei e bolo-rainha.

O grupo de colaboradores deu início à animação e cantou e encantou os utentes e convidados. Seguiu-se a declamação de dois poemas que ficou a cargo de dois residentes, Dr.ª Rosa Baptista e Pe. Joel Antunes. Os presentes só chegaram no dia seguinte.

Uma vez que ao lanche todos estavam refeitos com o bom almoço proporcionado pela Cáritas de Coimbra, poucos foram os corajosos que se atreveram a provar as iguarias que a Casa de S. José tinha preparado.

INCLUSÃO

SOL NASCENTE RECEBE SACO COM MIMOS DE NATAL

A unidade Sol Nascente recebeu a visita da presidente da Associação Longevitatis, Enf.ª Isilda Inês, e da voluntária Enf.ª Lucília Ribeiro, que entregaram um saco com mimos natalícios.

As convidadas aproveitaram a oportunidade para se inteirarem da realidade atual da unidade e das preocupações da equipa e dos utentes, tendo chegado a realizar uma entrevista formal à responsável do Sol Nascente, Carole Oliveira.

No final, a Longevitatis deixou ainda a promessa de tentar encaminhar o caso clínico de um utente para um dos seus consultores.

A Cáritas de Coimbra agradece a todos os que participaram nestas atividades, desejando-lhes um Santo Natal e que a magia desta época esteja sempre presente.