Concerto de Natal da Cáritas de Coimbra acontece já este sábado

A Cáritas Diocesana de Coimbra juntou-se mais uma vez à Orquestra de Sopros de Coimbra para promoverem o tão aguardado Concerto de Natal, que este ano acontecerá no dia 14 de dezembro, às 21h30, na Igreja da Sé Nova.

O concerto terá a participação do Coro Legatto, do Choral Poliphonico de Coimbra e da Orquestra de Sopros de Coimbra, num ambiente especialmente pensado para celebrar a época natalícia.

A Orquestra de Sopros de Coimbra (OSC), fundada a 12 de dezembro de 1982 com a denominação de Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, iniciou a sua atividade com apenas 9 instrumentistas, tratando-se da primeira associação do género em Portugal. É uma Associação de Utilidade Pública marcada por uma intensa atividade cultural. A OSC apresentou-se em concertos praticamente em todas as regiões de Portugal continental e em vários países estrangeiros, entre os quais se destacam França, Bélgica, Luxemburgo, Polónia, Itália, Hungria, Rússia, Japão e Alemanha. Para além destas digressões, a OSC tem dois trabalhos discográficos editados, “Prólogo” (2001) e “RefleXXos” (2002), e estreou inúmeras obras compostas ou com arranjos dedicados à própria orquestra. Desde fevereiro de 2013, a direção artística está assegurada pelo maestro André Granjo Maestro André Granjo.

O Coro Legatto, dirigido por Ana Raquel Azeiteiro, foi fundado a 1 de outubro de 2015, como secção cultural da Casa do Povo de Mira. Este grupo é formado por jovens – entre os 18 e os 27 anos – dos concelhos de Mira e vizinhos. O reportório escolhido é de coro misto, desde música sacra a música contemporânea, contemplando os vários séculos da História da Música. “Legatto”, que significa ligado ou unido, espera ser o elo de ligação entre a música escrita e quem os ouve, contribuindo, assim, para o enriquecimento da cultura musical de todos. Desde a sua estreia, conta já com inúmeros concertos realizados em vários pontos do país, destacando-se Santarém, Montijo, Coimbra, Figueira e Aveiro.

Fundado a 9 de janeiro de 1972, o Choral Poliphonico de Coimbra tem em Maria Fernanda Rovira, então Diretora do Conservatório Regional de Coimbra e no Maestro José Firmino Morais Soares também ali professor, os impulsionadores técnicos e artísticos que nos primórdios deram corpo ao objetivo de “estimular a criação de uma necessidade musical como elemento fundamental da cultura”. Desde 1993, é dirigido pelo Maestro Paulo Moniz e é composto por cerca de 55 coralistas amadores. Esta formação coral executa um reportório de música sacra e profana, consagrando-se como um coro de grande atividade, quer em Coimbra, quer a nível nacional e internacional, incluindo digressões a Espanha, França, Alemanha, Itália, Macau, Cabo Verde, Roménia, República Checa e Japão. Em 2001 foi-lhe outorgado o estatuto de Utilidade Pública.

Esta será uma noite dedicada ao Natal e ao espírito solidário. O espetáculo será gratuito e aberto a toda a comunidade, colaboradores, parceiros, voluntários e utentes da Cáritas de Coimbra e suas famílias.