Novo projeto europeu de envelhecimento ativo e saudável tem a Cáritas de Coimbra como líder da Ética e do piloto português

A Cáritas Diocesana de Coimbra é parceira do projeto Pharaon, que visa criar comunidades mais ativas e inclusivas na Europa, favorecendo um envelhecimento mais saudável com o apoio de soluções digitais. Nos dias 21 e 22 de janeiro, a Cáritas de Coimbra está em Pisa – Itália, para a reunião que marcará o lançamento oficial deste projeto.

Em sua representação estarão Carina Dantas e Sofia Ortet, do Departamento de Inovação, que irão garantir a coordenação das tarefas da Ética, a liderança partilhada com a AGE Platform de toda a Disseminação do projeto, bem como a liderança do piloto português, que será implementado com a Universidade de Coimbra (Mare), a Universidade da Beira Interior, a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a Glintt. Ao todo, o consórcio do projeto é composto por 42 entidades do continente europeu, sendo um projeto de implementação e validação em grande escala.

Carina Dantas integra o Grupo de Coordenação do Pharaon, sendo a Coordenadora dos Pilotos de todo o projeto, bem como Presidente do Comité de Ética.

O Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing (Pilotos para um Envelhecimento Ativo e Saudável) tem como objetivo geral fornecer suporte ao envelhecimento da população europeia. Para isso, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança e capacidades. O projeto utilizará uma variedade de ferramentas digitais, incluindo dispositivos conectados, inteligência artificial, robótica, computação em cloud e de ponta, smart wearables, big data e análises inteligentes, que serão integradas para fornecer cuidados de saúde personalizados e otimizados.

As plataformas integradas do Pharaon serão validadas em duas etapas: pré-validação e pilotos de larga escala (LSPs), em seis localizações diferentes: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal, Países Baixos, Eslovénia e Itália. Em cada piloto existirá uma equipa de parceiros que irá garantir o seu desenvolvimento correto. Em Portugal, o piloto terá como tema as cidades inteligentes e amigáveis.

Considerando o desafio de integrar uma diversidade de plataformas e tecnologias em vários países da União Europeia, espera-se que o Pharaon venha a estar em posição de contribuir significativamente para a agenda da União Europeia sobre envelhecimento ativo e saudável.