Notícias

DAPAS – Ampliar estilos de vida ativos e assistidos

A população europeia está sob um processo intenso de envelhecimento. A estimativa é que, em 2060, mais de um quarto de toda a população esteja acima dos 65 anos. Com este panorama surgirão diversos desafios relacionados com a prestação de cuidados de saúde e bem‐estar à população mais velha. A promoção de Ambientes de Vida Assistidos nesta faixa etária, através da utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC), pode dar resposta a estes desafios sociais, ajudando a prevenir e monitorizar as condições crónicas e estimular a independência e participação ativa das pessoas mais velhas na sociedade. De uma forma geral, a utilização das TIC pode melhorar a vida das pessoas mais velhas, para que vivam de forma independente por mais tempo, na sua própria casa, e permitir a autogestão das suas tarefas diárias.

É neste enquadramento que está a ser implementado o projeto DAPAS (Deploying AAL Packages at Scale), que iniciou as suas atividades em Setembro 2018 e que decorrerá durante 36 meses. O DAPAS ambiciona desenvolver soluções inovadoras e centralizadas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores, ao trazer produtos bem sucedidos em projetos passados, provenientes de diferentes empresas e países, tais como: Emma, DALIA, zocaalo, kwido e RelaxedCare, e integrando‐os numa solução única, que possa ser distribuída em larga escala, com vista a melhorar a qualidade de vida de ainda mais pessoas.

No total, o projeto ambiciona contar com a participação de 120 pessoas mais velhas e respetivos cuidadores formais e informais dos três países envolvidos nesta iniciativa ‐ Portugal, Luxemburgo e Áustria.  Será desenvolvido também um estudo para medir o efeito da utilização deste produto no desenvolvimento das atividades diárias e na qualidade de vida dos participantes e seus familiares. Numa perspetiva económica, será realizada uma análise de do mercado nacional de cada país participante e das organizações envolvidas, bem como do custo‐benefício desta tecnologia.

Este projeto é financiado no âmbito do programa AAL, sendo o financiamento português assegurado através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que coordena a participação nacional.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional