Notícias

Toiltet4me – Um projeto que visa a promoção da autonomia dos cidadãos mais velhos

A Cáritas de Coimbra está a participar no projeto Toilet4me, que parte dos resultados de um projeto anterior já finalizado, o iToilet, que respondeu ao desafio da criação de uma casa de banho inteligente, adequada ao público mais velho, em versão residencial. Neste âmbito, está a desenvolver um estudo para entender a pertinência de adaptar este sistema ao uso em espaços públicos e semipúblicos. Este projeto prevê a utilização futura de tecnologias que permitem interação por voz para, por exemplo, levantar o assento, bem como sistema de auxílio para levantar e sentar. Tem também uma funcionalidade de deteção de emergência e chamada de emergência.

Foi pensado para os cidadãos mais velhos, mas também para todas a outras que possuam incapacidades e determinadas necessidades aquando do uso de sanitários fora de casa, em atividades de lazer, sociabilização e cultura.

Este projeto é financiado no âmbito do programa AAL, sendo o financiamento português assegurado através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que coordena a participação nacional.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional