Hands-on SHAFE é o novo projeto da Cáritas de Coimbra e será lançado brevemente

Nos dias 5 e 6 de novembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra irá estar em Gouda, na Holanda, para o lançamento do Hands-on SHAFE, projeto aprovado no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia.

Na kick-off do Hands-on SHAFE, a Cáritas de Coimbra será representada por Carina Dantas e Flávia Rodrigues do Departamento de Inovação. No primeiro dia do encontro, a SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments (Rede Sobre Ambientes Inteligentes, Saudáveis e Amigos de todas as idades) será apresentada e explicada de forma pormenorizada, em parceria com Willeke Van Staalduinen da AFEdemy, também Co-ordenadora desta Rede internacional. Na sessão de trabalho dedicada à Saúde, que acontecerá no segundo dia, a Cáritas de Coimbra irá explicar a metodologia para estruturar módulos de aprendizagem para cuidadores e comunidade em cuidados integrados, como parte integrante da SHAFE, bem como debater a ligação destes com os espaços habitacionais e públicos e as TIC.

Durante o encontro haverá oportunidade para todos os participantes focarem o conteúdo e desenvolvimento do projeto, percebendo de que forma cada parceiro irá contribuir para o seu sucesso.

O Hands-on SHAFE é Coordenado pela AFEdemy (Holanda), e conta com a parceria da Cáritas de Coimbra, ISIS GMBH (Alemanha), Airelle Corrèze (França), Technological University Dublin (Irlanda) e Politechnika Warszawska (Polónia). Este consórcio irá oferecer programas de formação online em contextos de aprendizagem informal e ferramentas práticas para melhorar as competências das pessoas (em especial com baixas qualificações e/ou vulnerabilidades ou cognitivas ou físicas), permitindo-lhes implementar ambientes saudáveis e amigáveis para todas as idades nas suas próprias casas e bairros. Desta forma, o projeto visa promover a inclusão social destas pessoas e incentivá-las a serem inovadoras e pioneiras nas suas comunidades.