Notícias

Preservar a memória e a capacidade motora? – ReHab, o novo projeto da Cáritas de Coimbra explica como

Com o aumento da esperança média de vida, é preciso colocar os olhos no futuro e prevenir e controlar as doenças do foro cognitivo e motor mais comuns nos cidadãos mais velhos. Idosos mais saudáveis, ativos e capazes de enfrentar os desafios do envelhecimento, são o grande objetivo do novo projeto da Cáritas de Coimbra – ReHab, financiado pelo Banco BPI, no âmbito do programa BPI Seniores 2018.

A população mais velha enfrenta diariamente as consequências das doenças mais comuns em Portugal nesta faixa etária: Alzheimer, Cataratas, Parkinson, Osteoporose, Diabetes, Cardiovasculares, Cancro, Surdez e Depressão.  Portugal é o 4º país da OCDE com mais pessoas com demência por cada 1000 habitantes, segundo o Relatório “Health at a Glance 2017”. Outra grande preocupação no país é o sentimento de solidão, que apesar de transversal a todas as idades, prevalece mais nos idosos, relacionado com a viuvez, pouca acessibilidade a cuidados de saúde, afastamento dos centros urbanos e distância da família. Segundo os dados recolhidos pela GNR nos Censos Sénior 2017, existem 45.516 idosos a viverem sozinhos ou em isolamento em Portugal.

Ao nível regional, o Rehab visa dar resposta também às prioridades identificadas no Diagnóstico Social do Concelho de Coimbra referente à área “Pessoas Idosas”. A Insuficiência de equipamentos; a solidão; o aumento da longevidade e consequente aumento da dependência e o declínio cognitivo e funcional são o foco de atuação do projeto, direcionado maioritariamente para pessoas sozinhas, beneficiárias de apoio domiciliário, combatendo assim também o isolamento social.

As várias ações propostas serão implementadas em 2019 pela Cáritas Coimbra, com o apoio do Instituto Pedro Nunes e a Fraunhofer AICOS e irão trabalhar a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de forma individual e em grupo,  em ambiente assistido e ao domicílio, colocando à disposição das pessoas idosas um kit multidimensional de tecnologias inovadoras e materiais tradicionais. Os instrumentos vão desde jogos geriátricos a jogos de treino cognitivos disponíveis num tablet, passando pela interação com um avatar. Os cuidadores da Cáritas prestarão também apoio remoto no início de cada sessão através de ligação à internet e do serviço Skype. Estão ainda previstas sessões de literacia digital para os beneficiários do projeto.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional