Notícias

Projeto DAPAS leva Cáritas Coimbra à 7ª Edição da Conferência WorldCist’19

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Ana Luísa Jegundo do Departamento de Inovação, irá participar na 7ª Edição da Conferência WorldCist’19 , no próximo dia 16 de Abril de 2019 em La Toja, Espanha. Trata-se de um fórum global para investigadores e profissionais apresentarem e discutirem as mais recentes inovações, tendências, resultados, experiências e preocupações nas diversas perspetivas dos Sistemas e Tecnologias da Informação.

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem desenvolvido atividades de investigação em colaboração com a Universidade Aveiro e o Instituto Pedro Nunes, no sentido de promover sinergias e troca de aprendizagens entre as entidades académicas e o 3º setor. O mais recente resultado desta colaboração é a publicação do artigo “Usability evaluation of a Virtual Assistive Companion” enquadrado no tópico “Human-Computer Interaction” desta conferência. Esta investigação visou avaliar a usabilidade da tecnologia CaMeLi que já está presente na rotina das pessoas mais velhas do Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel da Cáritas Diocesana de Coimbra. Os resultados desta investigação e a metodologia aqui aplicada serão considerados no protocolo de avaliação da solução tecnológica que está a ser desenvolvida no projeto DAPAS, no qual a Cáritas  de Coimbra é parceira.

O projeto DAPAS visa integrar os resultados de sucesso de projetos anteriores da comunidade AAL – Ambientes de Vida Assistidos, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções inovadoras estão a ser combinadas num único produto que pode ser distribuído numa escala maior para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Conjunto Europeu AAL (Ambientes de vida ativos e assistidos – TIC para o envelhecimento, 2017) e, no caso português, pela Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional