Projeto de Transição para o 1º Ciclo- Um passo para o amanhã

O Jardim de Infância do Centro N.ª Sr.ª da Anunciação tem vindo a desenvolver o Projeto de Transição para o 1º Ciclo – Um passo para o amanhã. No âmbito desta iniciativa, as crianças do Centro visitaram o Colégio de S. Teotónio, a Escola da Solum-Anexas e o Centro Escolar da Solum Sul, com o objetivo de terem contacto com as instalações, os professores, as crianças e as ofertas educativas de cada uma.

A necessidade de um contacto prévio facilitador deste processo de transição pode trazer vantagens acrescidas, já que a criança passa a conhecer melhor o ambiente que poderá vir a frequentar e, por outro lado, atenuar a possível ansiedade em função deste processo de mudança.

Na visita ao Colégio de S. Teotónio, as crianças passaram pelas diferentes salas do 1º ciclo, tendo aí permanecido um tempo para vivenciar uma atividade surpresa delineada pelo Colégio. Depois foram conhecer outros espaços e foram convidadas a almoçar nas próprias instalações, na companhia das crianças mais velhas.

No período da tarde, após explorarem o espaço exterior através de brincadeiras e jogos livres, seguiu-se a participação das crianças da sala azul numa aula de música dos alunos de preparação musical do CST, onde para além de mostrarem os seus dotes musicais, puderam participar na mímica de várias músicas. Visitou-se também a biblioteca e ludoteca do CST e conheceu-se os corredores dos alunos do secundário. Por último, participou-se num lanche delicioso.

Saiba mais sobre este projeto em: Projeto de Transição para o 1º Ciclo

smacap_Bright