Notícias

Secondment da Cáritas de Coimbra na TUKE devido ao Lifebots

Natália Machado, gestora de projetos da Cáritas Diocesana de Coimbra, chegou a Kosice, a 16 de agosto, para as duas primeiras semanas de secondment da Cáritas na Universidade Tecnológica de Kosice – TUKE. Este secondment – período em que uma organização acolhe um trabalhador externo para trocarem experiências e conhecimentos – surge através do Lifebots Exchange, projeto financiado pelo H2020, no âmbito programa de intercâmbio e inovação Marie Curie.

Durante este primeiro período de secondment, Natália, Peter e Marek trabalharam em conjunto para construir um questionário: “novas tecnologias e robôs sociais no cuidado – a perceção do cuidador”. O objetivo é analisar as respostas dos cuidadores da Cáritas na segunda parte do secondment e conhecer as suas expectativas sobre como os robôs sociais podem ajudar nos cuidados. A segunda parte do secondment continuou em dezembro.

Nestas duas semanas, a gestora de projetos também acompanhou os investigadores e alunos de doutoramento em diversas áreas relacionadas com a robótica e inteligência artificial, que lhe apresentaram as suas investigações sobre o uso do robô NAO no cuidado de pessoas com demência.

 

Além disso, Natália apresentou um seminário sobre os projetos da Cáritas de Coimbra e as expectativas relativas ao projeto LIFEBOTS.

 

Durante estas duas semanas, Natália, Peter, Marek e os alunos de doutoramento da TUKE reuniram-se para discutir o papel da inteligência artificial ​​na prestação de cuidados às pessoas mais velhas, com foco nas questões éticas. O grupo também analisou as respostas dos cuidadores da Cáritas de Coimbra ao questionário, que resultou num relatório sobre o trabalho realizado no secondment.

No último dia, Natália e Peter tiveram uma reunião onde foi possível avaliar o que foi discutido durante a sua estadia.

 

Após o secondment, a gestora de projetos reservou um espaço para responder a algumas perguntas sobre esta experiência.

 

Viu algum potencial de investigação e inovação entre a Cáritas de Coimbra e a TUKE?

Sim. Trabalhamos juntos para criar um questionário e analisar as respostas dos cuidadores da Cáritas de Coimbra. As perceções destas pessoas relativas ao uso da inteligência artificial ​​na rotina diária podem melhorar a investigação da TUKE sobre robôs sociais.

 

Qual é a parte mais interessante do que encontrou na TUKE?

Todas as pessoas da TUKE foram incríveis, muito hospitaleiras e receberam-me muito bem. A pesquisa sobre o robô foi muito interessante. Foi possível acompanhar os alunos de doutoramento nalgumas apresentações e aprender mais sobre suas investigações.

Assim, poderíamos discutir como o trabalho da Cáritas pode ajudar nas investigações futuras da TUKE e vice-versa.

 

Quais foram os principais desafios?

Embora seja possível falar em inglês, o principal desafio foi a adaptação ao idioma local na rotina diária fora da universidade. Além disso, na segunda parte do secondment, em dezembro, pude participar numa das palestras do Peter sobre sistemas Fuzzy. Foi uma experiência ótima, mas foi possível ver a complexidade deste assunto.

 

Alguma recomendação para os futuros secondees?

Por um lado, entrar na rotina da Universidade é muito fácil, por outro, o tempo passa muito rápido. Portanto, fazer um planeamento prévio no que consistirá o secondment pode ser muito útil.

Além disso, no tempo livre, é possível desfrutar dos campos verdes da Eslováquia. Grutas e caminhadas são uma boa opção para quem gosta de estar na natureza. A nível de gastronomia, recomendo os bolinhos e “bryndzové halusky”.

 

Do que é que se vai lembrar para sempre?

O conhecimento do Peter e do Marek sobre robôs é incrível! Foi impressionante ouvir todas as suas experiências e estudos. Estou ansiosa para receber a equipa da TUKE na Cáritas de Coimbra e mostrar o nosso trabalho.

 

O LIFEBOTS Exchange é um projeto do programa H2020 que promove a cooperação internacional, interdisciplinar e intersetorial na área da tecnologia de robôs sociais aplicada aos cuidados sociais e de saúde.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional