Notícias

Campanha Máscara Solidária | Centro Comunitário de Inserção

Muito se tem falado sobre o uso de máscaras para combater a propagação do coronavírus. De facto, tem vindo a aumentar o número de países que decretaram como obrigatório o uso de máscara em locais públicos, onde é difícil manter o distanciamento social de segurança.

As máscaras cirúrgicas são escassas no mercado em todo o Mundo e têm sido preferencialmente utilizadas por pacientes com COVID-19, por profissionais de saúde, colaboradores das farmácias, cuidadores formais e informais do grupo de maior risco, trabalhadores dos equipamentos de serviço de apoio domiciliário ou estruturas residenciais para idosos, centros de apoio a pessoas sem abrigo, entre outras.

Recomenda-se que a população em geral fique em casa, mas quando precisar realmente de sair pode utilizar uma máscara de pano lavável e com filtros. Estas máscaras não devem em nenhum caso ser utilizadas por profissionais de saúde ou por pessoas que se saibam infetadas com o vírus.

Pensando na atual situação, a Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário de Inserção, lança a campanha Máscara Solidária. Este equipamento, em funcionamento na Rua Direita da Baixa de Coimbra, apoia diariamente muitas pessoas e famílias nesta área geográfica. Com o flagelo da pandemia, muitas das famílias apoiadas que já se encontravam a trabalhar, viram-se obrigadas a ficar em casa. O Centro Comunitário de Inserção, através da venda das máscaras solidárias pretende assegurar as necessidades de alimentação dos agregados familiares, principalmente das crianças. Cada máscara de pano com elásticos e 5 filtros substituíveis poderá ser adquirida pelo valor de 3€, que se traduzirão na compra de produtos frescos como carne, peixe, iogurtes, frutas e legumes para estas famílias. As encomendas poderão ser efetuadas através do telefone 239855840 ou email – ccinsercao@caritascoimbra.pt

A Cáritas de Coimbra apela à generosidade de toda a comunidade, que ao proteger-se a si e aos outros através das máscaras solidárias, poderá também estar a apoiar famílias, suprimindo as suas necessidades mais emergentes no decorrer da pandemia COVID-19.

 

Algumas recomendações para o uso das máscaras solidárias:

– Não esquecer que a máscara deve cobrir o nariz, a boca e o queixo

– Deve estar ajustada e o mais apertada possível à volta do rosto

– Os filtros podem ser feitos de lenços de papel, filtros de café ou folhas de papel de cozinha

– Deve lavar bem as mãos antes de colocar a máscara

– Não deve tocar na máscara durante o seu uso

– A máscara deve ser retirada com as mãos limpas e segurando nos elásticos

– Lavar sempre a máscara após cada utilização. No caso de ser lavada à mão deve ser fervida após a sua lavagem. Se for lavada na máquina deve fazê-lo preferencialmente a 90 graus.

Em todos os casos devem cumprir as regras de distanciamento social superior a 1,5 metros sempre que possível, lavar bem as mãos, cobrir o nariz e a boca quando tossir e evitar sempre mexer na cara.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede)

966 825 595 (Sede)

239 792 440 (Clínica)

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional