Cáritas de Coimbra apoiada por autarquias e entidades locais

É em momentos de dificuldade que se descobre o verdadeiro sentido da palavra solidariedade. A pandemia da Covid-19 paralisou o país, mas a comunidade não baixou os braços e tem demonstrado a união do povo português.

A Cáritas Diocesana de Coimbra continua a prestar cuidados aos idosos e aos mais vulneráveis. Esta é uma resposta essencial para o bem-estar destas pessoas, mas que acarreta alguns riscos. Cumprindo as normas que ajudam a evitar a propagação do novo coronavírus, e regulados pelo bom senso, os colaboradores da instituição têm usado equipamentos de proteção individual, diminuindo a probabilidade de contaminar ou ser contaminado.

Como é sabido, os produtos de proteção individual são escassos e cada vez mais caros. Sensíveis a esta questão, várias entidades públicas e privadas têm-se mobilizado para ajudar a Cáritas de Coimbra, doando viseiras, máscaras, luvas, gel desinfetante e outros materiais.

Um dos gestos solidários chegou do Município de Arganil, que foi à Unidade Residencial Divino Salvador entregar equipamentos de proteção individual, para também serem divididos pelos Centros de Dia de Pombeiro da Beira, S. Martinho da Cortiça e Pomares. Foram quatro respostas sociais da Cáritas de Coimbra, localizadas no concelho de Arganil, que ficaram abrangidas por esta doação de materiais como viseiras e gel desinfetante.

O Centro Social S. Pedro também foi apoiado pela comunidade. A Clínica Dentária Clivestre e a Clínica Médica e Dentária de S. Miguel ofereceram máscaras cirúrgicas e o Grupo Experimental de Teatro A Fonte de Murtede e a Sra. D. Leonor Pimenta doaram viseiras.

Já o Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem recebeu produtos de proteção individual do Município da Figueira da Foz e viseiras da empresa MICROtools. O Góis Moto Clube entregou máscaras de proteção à Unidade Residencial Sagrada Família. E a empresa MM.COMUNICAÇÃO produziu e ofereceu cinquenta viseiras à Cáritas de Coimbra para utilização dos colaboradores que se mantêm ativamente a cuidar dos utentes.

Não há memória de uma crise pandémica tão dramática no mundo recente – desenvolvido e carregado de todo o tipo de tecnologias. Quando se esperava que fosse “cada um por si” a humanidade une-se num gesto solidário. De facto, contra este vírus desconhecido a melhor arma é a união e a solidariedade. Ajudam a Cáritas de Coimbra, para a Cáritas de Coimbra poder ajudar, é o expoente da solidariedade, é o ciclo da comunidade.

A Cáritas Diocesana de Coimbra não pode deixar de agradecer publicamente a estas entidades pela sua bondade e generosidade. Não pode deixar de agradecer aos seus colaboradores, que continuam no terreno. Não pode deixar de agradecer às famílias dos colaboradores, que os apoiam quando chegam a casa. Não pode deixar de agradecer às famílias dos utentes, que confiam os seus entes queridos à instituição. Não pode deixar de agradecer aos utentes, que acreditam na família Cáritas Coimbra e levam a que tudo pareça fazer sentido.