Cáritas de Coimbra apoia a OMS para que a década 2020-2030 seja marcada pelo Envelhecimento Saudável

A Cáritas Diocesana de Coimbra demonstrou o seu apoio à recente proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estabelece o plano para que 2020-2030 seja a Década do Envelhecimento Saudável. Este será um esforço mundial, liderado pela OMS, para que as pessoas possam viver mais tempo, mas também mais saudáveis.

A Cáritas de Coimbra é Coordenador principal do Grupo de Ação D4 – Ambientes para todas as idades da Parceira Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP_AHA) e é nesse papel que assume este compromisso com a OMS. A instituição portuguesa integra assim uma Declaração de Apoio à iniciativa da OMS “Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030”, lançada pela Reference Site Collaborative Network da EIP_AHA.

Segundo a proposta da OMS, a Década do Envelhecimento Saudável consistirá em dez anos de colaboração concertada, catalítica e sustentada. As pessoas mais velhas serão o eixo central do plano, que unirá os esforços dos governos, da sociedade civil, das organizações internacionais, dos profissionais, das instituições académicas, dos órgãos de comunicação social e do setor privado, com o objetivo de melhorar a vida destas pessoas, bem como das suas famílias e das comunidades em que vivem. Este é o segundo plano de ação da estratégia mundial da OMS sobre envelhecimento e saúde, desenvolvendo o Plano de Ação Internacional de Madrid sobre o Envelhecimento (1) das Nações Unidas e cumprindo o calendário da Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável (2) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais sobre este Documento AQUI.

Fique ainda a conhecer a Declaração de Apoio à OMS que tem a participação e o endosso da Cáritas de Coimbra – AQUI.