Cáritas de Coimbra reúne com o consórcio do projeto ValueCare

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar na reunião plenária do projeto ValueCare. Estava previsto que tivesse lugar em Atenas – Grécia, nos dias 23 e 24 de março, mas dada a situação em que se encontram o País e o mundo o consórcio escolheu a segurança e, em alternativa, irá reunir por videoconferência nos mesmos dias.

Apesar das recentes restrições e constrangimentos decorrentes da pandemia relacionada com a Covid-19, o projeto europeu ValueCare continua em ativo funcionamento, mobilizando esforços para se adaptar às circunstâncias do contexto atual, na busca do profícuo cumprimento dos seus objetivos e tarefas.

Neste sentido, o consórcio do ValueCare, composto por 17 parceiros de 8 países Europeus, sob coordenação do Erasmus Medical Centre (EMC), reunirá as perspetivas de diferentes atores numa reunião plenária. Este encontro focar-se-á, essencialmente, na comunicação do progresso do projeto à data, bem como na discussão e prossecução das atividades necessárias ao desenvolvimento de um modelo eficiente de cuidados integrados sociais e de saúde, dirigido à melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas, e respetivas famílias, afetadas por declínio cognitivo, condições de fragilidade/vulnerabilidade ou múltiplas comorbilidades.

Na prática, esta visão dos cuidados integrados (assente nas mais valias geradas pelos mesmos e numa metodologia desenvolvida pelos parceiros do projeto, em colaboração com os utilizadores finais da mesma), será aplicada numa solução digital robusta, segura e ampliável, a ser testada e avaliada através da implementação de 7 pilotos de larga escala na Europa, situados em Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Holanda e Irlanda. A Cáritas Diocesana de Coimbra será responsável pela implementação do piloto de larga escala em Portugal, participando também das tarefas éticas promotoras da confiança dos utilizadores e dos responsáveis políticos em relação ao acesso, proteção, partilha e padronização de dados pessoais.

A produção e implementação de um paradigma de cuidados integrados deste tipo pretende contribuir para a eficiência e a sustentabilidade dos sistemas europeus social e da saúde, bem como para a coordenação, satisfação e bem-estar dos profissionais a trabalhar nestas áreas, acarretando um significativo potencial de mais-valias para toda a cadeia de provisão de cuidados prestados aos cidadãos mais velhos, aos níveis social e da saúde “digital”.