Centro Comunitário de Inserção apela à generosidade de empresas e fornecedores

Nos últimos dias, a Cáritas Diocesana de Coimbra laçou duas campanhas que irão permitir apoiar famílias em situação de vulnerabilidade económica e social, assinaladas pelo Centro Comunitário de Inserção.

Espera-se que através da iniciativa Máscara Solidária seja possível comprar produtos frescos como iogurtes, carne, peixe, legumes e frutas para famílias, que devido à pandemia COVID-19, se veem a atravessar um período de muitas carências económicas e sociais, passando mesmo fome.

Também o projeto Somos Família, lançado pelo mesmo equipamento social, tem como objetivo angariar famílias da sociedade civil que “adotem” famílias que estão a passar por momentos difíceis e às quais deverão entregar um cabaz por mês, recheado com produtos essenciais.

São muitos os pedidos de ajuda que têm chegado ao Centro Comunitário de Inserção. Devido à pandemia que assola o país e o mundo, esses pedidos têm-se multiplicado, com especial incidência na zona da Baixa de Coimbra, na qual se situa este equipamento. Estão neste momento a ser feitos contactos com fornecedores e empresas para angariar bens alimentares e produtos de higiene que possam atenuar algumas das necessidades básicas das famílias. As campanhas de recolhas de bens continuam a ser uma parte essencial da solução encontrada pelas equipas da Cáritas Diocesana de Coimbra, que direcionam diariamente o seu trabalho para o apoio a famílias e indivíduos em situação de carência económica.

Foram já assinaladas 20 famílias, num total de 51 pessoas incluindo crianças, que serão apoiadas através destas iniciativas. Com a ajuda de fornecedores, empresas e particulares, o Centro Comunitário de Inserção poderá apoiar um maior número de famílias, ajudando estas pessoas a ultrapassarem de uma forma mais confortável o período de pandemia.

A Cáritas de Coimbra deixa o seu apelo a fornecedores, empresas e sociedade civil para que participem nesta iniciativa e se deixem envolver pelo espírito solidário que esta situação pede. O Centro Comunitário está a receber encomendas de máscaras solidárias através do telefone 239855840 ou email ccinsercao@caritascoimbra.pt. Através dos mesmos contactos pode inscrever-se para adotar uma família carenciada ou agendar a entrega de produtos essenciais para as mesmas.