Notícias

Cidade dos Estudantes recebeu o consórcio do projeto Hands-on-SHAFE

Foi nos dias 11 e 12 de março que Coimbra acolheu o consórcio do Hands-on-SHAFE, projeto que visa promover comunidades mais inclusivas e incentivar a inovação e o empreendedorismo. A Cáritas Diocesana de Coimbra, enquanto representante de Portugal neste projeto, foi a anfitriã do encontro.

O Hands-on-SHAFE foi lançado oficialmente em novembro de 2019 com o objetivo de oferecer programas de formação online e ferramentas práticas que melhorem as competências das pessoas e, assim, capacitá-las para que consigam implementar ambientes inclusivos para todas as idades nos seus próprios bairros, melhorando a qualidade de vida de todos. Apesar de ser direcionado a pessoas de todas as idades e géneros, tem como foco principal os cidadãos com baixas qualificações e/ou vulnerabilidades cognitivas ou físicas.

Para obter programas de formação adequados, ao longo destes cinco meses cada parceiro tem investigado no seu país de origem a oferta de produtos/serviços SHAFE (Smart Healthy Age-Friendly Environments), ou seja, que promovem ambientes inclusivos para todas as idades. Nesse sentido, cada parceiro falou com especialistas e stakeholders das quatro áreas que estão na base do projeto, nomeadamente as tecnologias, a saúde e apoio social, os ambientes construídos e o empreendedorismo – SMART, HEALHTY, BUILT e BUSINESS.

A reunião realizada em Coimbra permitiu ao consórcio apresentar e debater as conclusões retiradas nesta primeira fase de recolha de informação, sendo importante perceber as ligeiras diferenças existentes nos países participantes, ao nível dos produtos e serviços SHAFE. A Cáritas de Coimbra esteve representada por Carina Dantas e Flávia Rodrigues, do Departamento de Inovação, que deram exemplos de boas práticas desenvolvidas no território nacional, em especial na região Centro. Os restantes participantes também partilharam iniciativas exemplares dos seus respetivos países. Esta troca permitiu encontrar vários exemplos de boas práticas que serão usados para inspirar um conceito inovador de formação.

O Hands-on SHAFE foi aprovado no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia. É coordenado pela AFEdemy (Holanda) e conta com a parceria da Cáritas de Coimbra (Portugal), ISIS GMBH (Alemanha), Airelle Corrèze (França), Technological University Dublin (Irlanda) e Politechnika Warszawska (Polónia). O projeto centra-se em promover a inclusão social e permitir que as pessoas se tornem inovadoras e pioneiras nos seus bairros ou se tornem empreendedoras no campo dos serviços e produtos que fomentam ambientes inclusivos para todas as idades.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional