Notícias

Cáritas de Coimbra reuniu por videoconferência com o consórcio do ValueCare

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na reunião plenária do projeto ValueCare, que decorreu nos dias 23 e 24 de março através de videoconferência. O encontro ia ter lugar em Atenas – Grécia, mas face às medidas de contingência adotadas na sequência do combate à pandemia COVID-19, o consórcio reuniu virtualmente.

Ao longo destes dois dias, os 17 parceiros do projeto, oriundos de 8 países europeus, reuniram perspetivas de diferentes atores e debateram os progressos do projeto. Em representação da Cáritas de Coimbra estiveram Carina Dantas, Sofia Ortet e Natália Machado, do Departamento de Inovação.

A reunião teve como objetivo principal debater as atividades em curso, que visam o desenvolvimento de uma solução digital para integrar os cuidados sociais e de saúde, dirigida à melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas (com declínio cognitivo, condições de fragilidade/vulnerabilidade ou múltiplas comorbilidades) e dos seus cuidadores formais e informais.

Aprovado no âmbito do programa H2020 da Comissão Europeia, o ValueCare pretende contribuir para a sustentabilidade dos sistemas social e de saúde na Europa, bem como para a satisfação laboral e bem-estar dos profissionais a trabalhar nestas áreas. A solução digital que está a ser desenvolvida – robusta, segura e replicável – vai ser testada e avaliada através de 7 pilotos de larga escala na Europa. A Cáritas de Coimbra é a entidade responsável pela implementação e teste do piloto em Portugal.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional