“Máscara Solidária” excede expectativas com o apoio de parceiros e da comunidade

A população aderiu em larga escala ao projeto “Máscara Solidária” lançado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário de Inserção (CCI), em funcionamento na Baixa da cidade de Coimbra. A iniciativa que consiste na venda de máscaras sociais, não cirúrgicas, tem como objetivo a compra de produtos frescos – iogurtes, carne, peixe, legumes e frutas – para famílias cuja situação económica e social foi agravada com a pandemia da COVID-19.

Dado o elevado número de pedidos, o Centro Comunitário de Inserção solicitou a ajuda da sua rede de vizinhança, com a qual mantém uma excelente relação de cooperação. Fazem parte desta rede os comerciantes da Baixa, que já colaboram com este equipamento na organização de eventos como a Árvore da Primavera e o Painel – instalado na Rua da Sofia e integrado no programa “Olá Primavera”, dinamizado pela APBC- Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra, mas também outros que, a título individual, têm vindo a pensar em estratégias para integrar os utentes do CCI na sua programação. Têm por exemplo convidado o grupo de teatro do CCI para efetuar performances nos cafés da Baixa ou em tertúlias.

Vendo os seus estabelecimentos encerrados, pelo contexto que se vive no país e no mundo, estes parceiros juntaram-se ao CCI na produção das máscaras solidárias. Já foram confecionadas 500 máscaras e a produção continua. Através desta iniciativa, juntamente com o projeto “Somos Família”, será possível levar a cerca de 32 famílias sinalizadas, bens alimentares frescos para compor os cabazes entregues pelas famílias adotantes e outros que são dados diariamente a quem procura ajuda no Centro Comunitário de Inserção.

Além da rede de vizinhança, o Centro Comunitário de Inserção deixa também o seu agradecimento aos voluntários anónimos que a partir das suas casas têm também estado a ajudar na produção das máscaras solidárias.

A Cáritas Diocesana de Coimbra deixa o seu enorme agradecimento, em nome de todas as famílias que serão apoiadas, a toda a comunidade que está a contribuir com a compra das máscaras superando assim as expectativas desta iniciativa, a todos os parceiros que se uniram ao projeto e aos órgãos de comunicação social que foram um excelente veículo de divulgação da campanha.