Mais de 1050 crianças e jovens da Cáritas de Coimbra desfilaram em Pombal

Pombal recebeu, pela primeira vez, o desfile de Carnaval dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra. No dia 24 de fevereiro, mais de 1050 crianças e jovens encheram de cor e animação as ruas de Pombal.

Aos utentes dos CATL juntaram-se ainda o projeto Sem Diferenças, a Santa Casa da Misericórdia e a CERCIPOM – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal, que também se fantasiaram de Ícones das Artes para fazer parte da festa carnavalesca “SER+” FOLIÃO.

Os “Artistas” foram chegando, durante a manhã, à Escola EB 2,3 Marquês de Pombal. As centenas de Barbies, músicos dos Xutos e Pontapés, Picassos, “Marilyns” Monroe, “Charlies” Chaplin, entre tantos outros, brincaram, dançaram, festejaram e conviveram. Às 12h00, já com todos reunidos, carregaram baterias com o almoço partilhado.

O desfile “SER+” FOLIÃO saiu da Escola às 13h00, passando pela emblemática Avenida dos Heróis do Ultramar e pelo Largo do Cardal, sempre com a animação de três grupos de gaiteiros fantásticos – Os Serralheiros, Os Carriços e Gaiteiros de Santa Clara. A comunidade abraçou este evento e ao longo de todo o percurso foi possível ver os passeios cobertos de pessoas oriundas de várias localidades, além dos familiares e amigos dos utentes.

Já na Praça Marquês de Pombal, que recebeu o final do corso, a festa continuou pela tarde fora ao som do organista Graciano Ricardo. A Praça ficou repleta de foliões e nem a longa caminhada que tinham acabado de fazer os parou. A alegria e união eram contagiantes, envolvendo todos no espírito do Carnaval e na família Cáritas de Coimbra.

A realização do “SER+” FOLIÃO, e o seu sucesso, só foi possível devido ao apoio de entidades às quais a Cáritas Diocesana de Coimbra demonstra o seu enorme agradecimento. Ao Agrupamento de Escolas de Pombal, por ter acolhido com grande disponibilidade a iniciativa nas instalações da Escola EB 2,3 Marquês de Pombal. À Câmara Municipal de Pombal, pela divulgação do evento e por ter ajudado na logística do desfile, fazendo a articulação com a Polícia de Segurança Pública e o corpo de Bombeiros – entidades às quais também é deixado um agradecimento. Aos músicos Os Serralheiros, Os Carriços, Gaiteiros de Santa Clara e Graciano Ricardo, por terem garantido a animação durante toda a atividade. Fica também um agradecimento especial à comunidade, de Pombal e não só, pela forte e entusiasta adesão.