V Ciclo de Concertos enche Coimbra de música durante três dias

O V Ciclo de Concertos de Coimbra vai percorrer a cidade com oito concertos em três dias. O evento, organizado pela Culturxis, decorre de 20 a 22 de março em vários locais emblemáticos, levando os participantes numa viagem que “será tão mágica quanto memorável” entre a música e a poesia.

A pré-estreia teve lugar no passado dia 14 de fevereiro na Igreja de Santa Cruz, onde foi desvendado o tema da 5ª edição do CCC e o seu programa oficial. Para 2020, o tema do CCC, “O tempo, esse grande escultor”, foi inspirado no título de um conjunto de ensaios diversos de Marguerite Yourcenar, cujo fio condutor é a passagem do tempo sobre os seres e as coisas e a beleza que dela pode ressumar.

Espetáculos de piano, órgão, guitarra clássica e de improvisação, maestros num outro papel e o talento de novas gerações vão passar por diversos espaços de Coimbra – Igreja de Santa Cruz, Sé Velha, Sé Nova, Museu Nacional de Machado de Castro e Conservatório de Música.

No dia da pré-estreia a Igreja de Santa Cruz encheu-se para ouvir o emblemático órgão de tubos, num concerto de Paulo Bernardino, ele que também é o dinamizador do “Música Maestros!”, no dia 21 à noite. Nessa data, o Conservatório de Música recebe maestros do distrito de Coimbra, que vão trocar a batuta e o rigor da direção musical por outros instrumentos, tocando piano, clarinete, saxofone, acordeão, cravo e até cantar. Neste concerto solidário, que tem o subtítulo “Os maestros também sabem tocar”, o valor do bilhete normal é de cinco euros, sendo que para estudantes e maiores de 65 anos tem o custo de três euros. A receita angariada reverte para a Cáritas Diocesana de Coimbra, que vai ter os seus utentes a assistir ao concerto.

A pré-estreia, que também contou com a presença de utentes da Cáritas de Coimbra, serviu para “abrir o apetite” para a quinta edição deste evento que a Culturxis acredita que “será tão mágico quanto memorável”. Entre 20 e 22 de março, o Ciclo de Concertos oferece um programa muito variado, destinado a toda a família, que vai encher Coimbra de música e de poesia. Fique a conhecer o programa completo AQUI.