Padre Luís Costa vai deixar a Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra

“Somos instrumentos de um bem maior”

Padre Luís Costa vai deixar a Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra

Depois de 12 anos à frente de quatro sucessivas Direções da Cáritas Diocesana de Coimbra, o Pe. Luís Costa vai deixar de presidir aos destinos desta Instituição dentro de breves meses, no contexto das nomeações para os diferentes serviços pastorais da Diocese de Coimbra. O anúncio foi feito pelo próprio Bispo Diocesano, D. Virgílio Antunes, em reunião com todos os Diretores Técnicos e de Serviços da Instituição, no dia 14 de julho, nas instalações da Cáritas de Coimbra.

Relativamente ao futuro da Instituição, o Bispo de Coimbra informou que está a estudar a constituição de uma Direção sem a presidência de um sacerdote, e com a gestão executiva dos diferentes serviços ao cuidado de um colaborador contratado para o efeito. Aos colaboradores da Cáritas, deixou a garantia da fidelidade da Instituição à Igreja, de que é instrumento estrutural, e a sua convicção de que a Cáritas Diocesana de Coimbra está no caminho certo na promoção da pastoral social, e mais forte neste momento do que há uma dezena de anos atrás, depois de todo o trabalho desenvolvido pelo Pe. Luís Costa, para enfrentar as dificuldades sempre presentes e desafiantes da ação social na sociedade portuguesa atual.

O Pe. Luís Costa, retomando uma das ideias-chave que trouxe à Instituição – “somos sempre instrumentos de um bem maior” – garantiu a todos os colaboradores da Cáritas que o seu compromisso com a Instituição “não acaba aqui”, não só porque ainda vai continuar a presidir à Direção durante mais alguns meses e quer “trabalhar até ao último minuto com mesma honra da primeira hora”, mas porque quer sempre voltar a esta casa, no futuro, com a alegria do serviço e do reencontro. E a todos, deixou um pedido muito especial: “Somos promotores da dignidade humana, através de um saber que é pertença vossa. Peço-vos que acreditem nisso”.