PlatformUptake.eu | Projeto da Cáritas de Coimbra para apoiar a Comissão Europeia na área do Envelhecimento

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Viena, na Áustria, nos dias 15 e 16 de janeiro, para marcar presença na reunião de lançamento do projeto PlatformUptake.eu, uma ação de coordenação e suporte à Comissão Europeia para plataformas digitais de apoio ao Envelhecimento Ativo e Saudável.

O envelhecimento apresenta um dos maiores desafios socioeconómicos do século XXI, com a previsão de mais de 20% dos europeus acima dos 65 anos em 2025. Para responder às alterações demográficas com a necessária estrutura e recursos, a União Europeia viabilizou diversos projetos TIC, criando um número considerável de plataformas “open source” (acesso aberto) para o desenvolvimento de soluções inovadoras no domínio do envelhecimento ativo e saudável.

O PlatformUptake.eu pretende analisar e descrever o ecossistema destas plataformas, promovendo sinergias entre as respetivas redes e os projetos relacionados nos domínios AHA – Active and Healthy Ageing (Envelhecimento Ativo e Saudável) e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas). Através da criação de informação centralizada, propõe-se avaliar o impacto social das plataformas existentes, criar ferramentas de monitorização e avaliação, recolher histórias de utilizadores e boas práticas bem-sucedidas, promover a interoperabilidade e definir orientações comuns para a adoção dessas plataformas em larga escala.

Neste primeiro encontro oficial do consórcio, em que foi lançado o projeto, a Cáritas de Coimbra esteve representada por Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação. Ao longo destes dois dias, todos os participantes tiveram oportunidade para discutir o conteúdo e desenvolvimento do PlatformUptake.eu e, em conjunto, definiram as tarefas e o contributo de cada parceiro.

O PlatformUptake.eu é financiado pelo programa H2020 da União Europeia, sendo desenvolvido em parceria por 12 entidades: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Italian National Research Council (Itália), Fraunhofer (Alemanha), Technical University of Madrid (Espanha), Institute of Communication and Computer Systems (Grécia), Jožef Stefan Institute (Eslovénia), AFEdemy (Países Baixos), Linköping University (Suécia), University of the Balearic Islands (Espanha), Stichting Smart Homes (Países Baixos), Etablissements A. Lievens Lanckman (Bélgica) e SYNYO GmbH (Áustria), que é o coordenador do projeto.