Centro Comunitário de Inserção promove “Conversas sobre a Baixa”

O Centro Comunitário de Inserção, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra a funcionar na Baixa de Coimbra, Rua Direita nº 101, dinamizou uma 1ª Reunião de Trabalho, denominada “Conversas sobre a Baixa”. O encontro teve lugar no dia 24 de janeiro e contou com a presença de várias Instituições a operar nesta área geográfica.

Numa altura em que se assiste à requalificação da Baixa da cidade de Coimbra, o Centro Comunitário de Inserção achou pertinente a criação de uma Comissão constituída por Instituições que operam diariamente nesta zona. O objetivo desta iniciativa passa por promover o bem-estar da população residente e ainda a partilha de experiências e informações, de forma a otimizar recursos.

A população residente tem vindo a alterar ao longo dos anos, originando a necessidade de perceber quem são os residentes neste momento e conhecer as suas necessidades sociais e culturais, para que, em Rede, seja possível proporcionar uma oferta diferenciada e mais completa, não só à população mais desfavorecida.

Estiveram presentes 11 entidades: AMI, APAV, Legião da Boa Vontade, Equipa Ergue-te, Equipa Reduz, Associação Humanitária dos BVC, ANAI, Casa Abrigo Padre Américo, CAIS – Associação Integrar, Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, Casa Dignidade – Fundação ADFP e a Associação de Promoção para a Baixa de Coimbra (APBC).

Foi manifestado por todos a vontade de participar nesta Comissão, tendo ficado agendada uma nova reunião para o dia 28 de fevereiro, para delinear as estratégias a seguir no futuro.