Projeto EU_SHAFE realizou duas reuniões online em substituição de encontro em Hamburgo

Devido às condições impostas pela pandemia da COVID-19, o consórcio do projeto EU_SHAFE, do qual a Cáritas de Coimbra é parceira, viu-se obrigado a realizar uma vez mais as suas reuniões online.

Em Agosto de 2020 o projeto EU_SHAFE entrou no seu 3º semestre de ação e durante esse tempo estaria prevista a realização de uma reunião inter-regional em Hamburgo, para intercâmbio de experiências e de aprendizagem sobre o Domínio 1 – Habitação. Em virtude do atual contexto de pandemia, não foi exequível a sua realização. O projeto adaptou-se então de forma dar continuidade ao previsto e nesse sentido, o encontro foi transformado para ter lugar numa plataforma online.

O primeiro dia de reunião, a 19 de novembro, consistiu numa intensa aprendizagem de políticas entre os países participantes. Foram apresentadas as análises SWOT elaboradas por cada parceiro, em representação de cada região europeia, sobre os instrumentos de política que foram indicados em relação ao Domínio 1 (Habitação). No caso da Região Centro, o instrumento de política visado é o Programa Operacional Regional Centro, sendo o principal instrumento de financiamento de que a região dispõe para a implementação da sua estratégia de desenvolvimento no período de 2014-2020. O encontro teve como principal objetivo melhorar os instrumentos políticos do ponto de vista da implementação e das lições aprendidas.

No segundo dia da reunião, dia 26 de novembro, realizou-se um intenso intercâmbio de boas práticas para aprendizagem inter-regional. Este encontro em Hamburgo tinha prevista uma componente prática de visita às boas práticas apresentadas no local.

No contexto português, o projeto EU_SHAFE pretende influenciar a política e financiamento da Região Centro no âmbito da SHAFE (Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis), através dos contributos de um ecossistema regional cooperativo entre autoridades públicas, redes regionais, academia, associações e sociedade civil e empresas e, simultaneamente, partilhar e promover as suas boas práticas junto das outras 6 Regiões (europeias) do projeto. Para tal foi fundamental a criação de um grupo de trabalho local (LAG) a 25 de outubro de 2019, com a participação de vários stakeholders da Região Centro com interesse pela SHAFE, capazes de acrescentar valor às mais-valias que o projeto pode trazer à Região.

O consórcio do projeto é constituído por 7 regiões europeias através do desenvolvimento de uma abordagem abrangente para Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE).

A intervenção do projeto dirige-se a 4 dos oito domínios principais da SHAFE: HABITAÇÃO / INFRAESTRUTURAS; PARTICIPAÇÃO SOCIAL; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO; SAÚDE E SERVIÇOS COMUNITÁRIOS.

O projeto EU_SHAFE recebe financiamento do programa Interreg Europe, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).