Projeto Sem Diferenças E7G participou no Desafio Escolhas pelos Direitos Humanos
Os Direitos Humanos refletem as necessidades humanas básicas, sem as quais as pessoas não podem viver com dignidade e apelam à igualdade, ao respeito, à liberdade e à justiça.
A declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, diz que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Todas as pessoas, em qualquer parte do Mundo, têm o direito à não‑discriminação, à vida, à liberdade de expressão, à educação, ao casamento e a constituir família.
Durante o mês de julho, o projeto Sem Diferenças E7G, da Cáritas Diocesana de Coimbra, participou no desafio mensal “Escolhas pelos Direitos Humanos” que tinha como objetivo fazer um desenho ilustrativo a partir de uma palavra.
A atividade iniciou‑se com uma breve explicação sobre os Direitos Humanos e em seguida, uma reflexão sobre os direitos que os participantes acham mais importantes no seu dia-a-dia.
Após a reflexão, realizou-se um jogo em que foram espalhadas bolas de diferentes cores num espaço exterior. Cada criança e jovem, tinha que apanhar uma bola, de modo a formar equipas juntando os participantes que tinham a bola da mesma cor. Depois das equipas feitas, deu-se início ao trabalho em grupo: uma reflexão sobre os Direitos Humanos (3 Direitos aleatórios) e para os quais se escolheu uma imagem representativa.
No final cada grupo apresentou e partilhou as reflexões feitas.